Eleições Municipais -

Análise: PSDB é o campeão de votos no Piauí

O PTB saiu como o grande vencedor nas eleições de domingo, no Piauí, no que se refere à conquista de prefeituras: 73, no total. Porém, o PSDB foi à legenda que mais obteve votos no Estado: 351.062, desses mais de 76% foram obtidos na votação recorde que o prefeito Silvio Mendes teve em Teresina. Os tucanos conseguiram eleger somente 14 prefeitos.

Entretanto, a diferença entre os dois partidos, com relação aos votos obtidos, foi de aproximadamente cinco mil eleitores. O partido do senador João Vicente Claudino contabilizou 346.069 votos nos 124 municípios que teve candidatura majoritária. Já na terceira posição, aparece o PT que obteve 221.279 votos para prefeito em todo o Piauí, conseguindo eleger 18 ao todo. Entre eles, Esperantina, Gilbués e União.

Logo após no ranking dos partidos com maior votação para prefeito, aparece o PMDB com 215.604 votos, obtidos em 74 disputas no Estado. A legenda comandando no Piauí pelo deputado federal Alberto Silva ficou a frente do partido liderado pelo vice-governador Wilson Martins (PSB) por apenas 15 mil votos. O PSB teve mais de 200 mil votos em 82 cidades, das quais conseguiu eleger 40 prefeitos.

Além desses, nenhum outro partido piauiense conseguiu ultrapassar a casa dos 100 mil votos. O que chegou mais próximo foi o DEM, com 68.128 votos em 25 disputas. Oito prefeitos dos Democratas foram eleitos no último domingo no Piauí. Já o PCO e o PHS foram os dois partidos com as menores votações no Estado. Ambos não conseguiram chegar sequer a mil votos. Os dois também só tiveram um candidato a prefeito e ambos foram derrotados.

Fonte: Informações Jornal O Dia

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco