Eleições Municipais -

Análise do Instituto Piauiense de Opinião Pública - IPOP

Como sempre tem ocorrido no fim de uma campanha eleitoral, os analistas procuram entender , para terem elementos para explicar, como será o desenho político deixado diante da revelação dos candidatos, dos partidos e das coligações que conseguiram a vitória e dos que não conseguiram êxito na eleição.

É o momento também de se analisar o desempenho dos institutos de pesquisa que durante toda a campanha acompanharam a evolução das intenções de voto nos mais diversos municípios do Estado.

Quero expor o desempenho do Instituto Piauiense de Opinião Pública - IPOP.

O período de referência são as pesquisas contratadas a partir do dia 22 de agosto, quando começou a propaganda eleitoral, até a última pesquisa concluída no dia 2 de setembro. Nesse intervalo foram atendidos 80 municípios e desses, o resultado da última pesquisa foi confirmado em 64 municípios (80%) e em 16 (20%) municípios os resultados do IPOP não foram os resultados apurados nas urnas. Estes percentuais foram os mesmos na reta final da campanha.

É importante a esclarecer que essa diferença entre o resultado da pesquisa e o resultado apurado nas urnas tem que ser analisado considerando duas situações.

A primeira é o período do levantamento dos dados, as pesquisas realizadas o mais próximo possível da eleição, logicamente tende a apresentar com maior precisão e acurácia os resultados das urnas. Outro aspecto são as circunstâncias determinadas pela dinâmica da eleição.

O que os clientes do IPOP descrevem dessas circunstâncias, tanto de quem ganhou quanto de quem perdeu as eleições, foi de um quadro desigual motivados pelos abusos de natureza econômica, política e até intimidações policiais ao eleitor que fizeram com que as estimativas das pesquisas ficassem alteradas diante dessas realidades.

Portanto, a análise do desempenho da pesquisa eleitoral não pode ser puramente numérica nesta campanha de 2008. Digo isso porque tenho 22 anos de experiência no mercado eleitoral piauiense.

Por Batista Teles

Fonte: Por Batista Teles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco