No interior do Maranhão · 12/11/2014 às 11h00

Acusado de tentativa de homicídio é condenado em júri


Compartilhar Tweet 1



Em júri promovido nessa terça-feira (11), pela Comarca de Carolina e presidido pelo titular da unidade, juiz Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz, o Conselho de Sentença condenou o réu Janslei Carvalho a cinco anos e quatro meses de reclusão. A pena deve ser cumprida em regime semiaberto, no presídio local. O magistrado concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade.

Janslei respondeu por tentativa de homicídio praticada contra Genivan Gonçalves, fato ocorrido em 18 de janeiro de 2011, por volta das 17h, no município (Carolina), quando a vítima, que trafegava em uma moto de sua propriedade, foi atingida por um golpe de faca desferido pelo réu, que trafegava na garupa de outra motocicleta que emparelhou com o veículo da vítima.

No interior do Maranhão · 11/11/2014 às 12h21

Acusado de tentativa de homicídio vai a júri em Carolina


Compartilhar Tweet 1



Janslei Carvalho é o réu do júri que acontece na manhã desta terça-feira, no Salão do Júri da Comarca de Carolina. Ele responde pela acusação de tentativa de homicídio conra Genivan Gonçalves Sirqueira. O fato se deu no dia 18 de janeiro de 2011, por volta das 17h, na Avenida Frederico Martins de Azevedo, no município.

Segundo o processo, Genivan trafegava pela via em uma moto de sua propriedade quando dois indivíduos em outra moto emparelharam com ele, oc ocasião em que o homem que se encontrava na garupa aplicou dois golpes de faca na vítima, quando o condutor da moto teria acelerado o veículo.

No interior do Maranhão · 10/11/2014 às 12h09

Justiça determina construção de abrigo para crianças em Carolina


Compartilhar Tweet 1



O município de Carolina tem o prazo de 180 dias para providenciar a construção de abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco, com o mínimo de 30 vagas, seguindo as padronizações normativas e contratando corpo profissional apto, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, conforme determinação do desembargador Marcelo Carvalho, que negou recurso do Município, mantendo sentença do juiz Marzurkiévicz Saraiva, da comarca de Carolina.

A decisão de primeira instância que antecipou os efeitos da tutela se deu em ação civil pública proposta pela Defensoria Pública Estadual contra o município de Carolina, com o entendimento de que o Município não dispensa a atenção devida às crianças e adolescentes em situação de risco.

No interior do Maranhão · 07/11/2014 às 17h35

Campanha contra pólio e sarampo começa neste sábado em Carolina


Compartilhar Tweet 1



A campanha de vacinação contra a poliomelite, também conhecida como paralisia infantil, e o sarampo começa neste sábado (8), em Carolina. A imunização ocorre até 28 de novembro em diversos postos de vacinação tanto da zona urbana quanto na zona rural. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar as crianças contra a poliomielite e o sarampo.

O público-alvo da vacinação contra poliomielite é o de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. A vacina tem eficácia de 90% a 95% com três doses. Já a vacina contra sarampo pode ser aplicada em crianças entre 1 e 5 anos.

No interior do Maranhão · 06/11/2014 às 15h16

Acusados de homicídio e tentativa de homicídio vão a júri


Compartilhar Tweet 1



Em júris que acontecem nos próximos dias 11 e 12, a partir das 8h, no Salão do Júri da Comarca de Carolina, sentam no banco dos réus, respectivamente, Janslei Carvalho e Pedro de Alcântara da Silva Ramos. Preside os julgamentos o juiz titular da unidade, Mazurkiévicz Saraiva de Sousa.

No primeiro júri, Janslei responde pela tentativa de homicídio praticada contra Genivan Gonçalves Sirqueira. Segundo a denúncia, o crime ocorre no dia 18 de janeiro de 2011, por volta das 17h, na Avenida Frederico Martins de Azevedo (Carolina).


Compartilhar Tweet 1



Faleceu no início da manhã desta segunda-feira (03), aos 63 anos, a ex-prefeita do município de Carolina, sul do Maranhão, Antônia da Costa Jucá. A ex-prefeita lutava há alguns anos contra um câncer e estava internada em um hospital em Goiânia (GO).

Antônia da Costa Jucá, a Toinha Jucá foi prefeita entre os anos 2001 a 2004, e deixa três filhos, o atual prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, o médico Wiama Jucá e o advogado João Luís. Toinha Jucá era esposa do ex-prefeito de Carolina Itibiré Jucá.

O prefeito Ubiratan Jucá decretou luto oficial de três dias. O corpo da ex-prefeita será velado no município de Carolina.


Compartilhar Tweet 1



O município de Carolina realizou neste domingo (12), o V Tour de Ciclismo da Chapada das Mesas. O evento esportivo já considerado tradicional, contou com a participação de cerca de 150 ciclistas, entre iniciantes e profissionais, entre eles, Diego Vaz, campeão Paulista e Brasileiro de Bike Trial, que pratica o esporte há 15 anos. “Sensacional a ideia de gerar cidadania agregando saúde e estimulando jovens e adultos para a importância do esporte”, disse o atleta.

Com percurso de cerca de 68km pela BR 010, os participantes se dividiram nas categorias Mountain Bike masculino e feminino. O objetivo segundo João Moropoia, um dos coordenadores do evento, é estimular a prática esportiva no município além de promover o potencial natural da região.

Operação · 10/10/2014 às 13h54

MPMA executa Operação Encarrilha


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Estado do Maranhão, por intermédio da Promotoria de Justiça de Carolina, executa a Operação Encarrilha desde agosto deste ano e conta com o apoio de organizações da sociedade civil e órgãos do Poder Público, incluindo as polícias Civil e Militar.

A Operação Encarrilha é uma proposta de educação e conscientização no trânsito. A iniciativa busca instruir o condutor quanto à necessidade de ter os equipamentos e a documentação obrigatória para a condução, emplacamento de veículos e, principalmente, respeito no tráfego.


Compartilhar Tweet 1



Nos próximos dias 03, 04 e 05 de setembro, 138 audiências previdenciárias movimentam a Comarca de Carolina. Presidido pelo juiz titular da unidade, Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz, o 1º Pautão de Audiências Previdenciárias acontece na Sala de Audiências do fórum (Av. Elias Barros, s/n, Alto da Colina), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Em pauta, processos que tratam de aposentadoria rural, concessão de auxílio doença, auxílio maternidade e outros.
De modo a garantir o sucesso da ação, partes e respectivos procuradores já se encontram devidamente intimados. A equipe de servidores do fórum também já está preparada para a realização do Pautão. Para facilitar a consulta por partes e advogados, a relação dos processos com audiências agendadas encontra-se no pátio do Fórum.

Jogos Escolares · 08/08/2014 às 13h23

Carolina participa pela primeira vez do JEM'S


Compartilhar Tweet 1



Pela primeira vez na história da cidade de Carolina o município realizou seus jogos em Etapa Municipal e participou da Etapa Regional em Pastos Bons, sendo campeão nas modalidades do Futsal Infanto feminino e Futsal Infantil Masculino.

A delegação que foi campeã da fase municipal, está participando agora da etapa Etapa Estadual, que começou na última quinta-feira (08).

Atletas:
Kauana Kamilla Dias - Tenis de Mesa Infantil -Colegio Nova Carolina
Ricardo Vieira - Atletismo(Salto em Distancia)-Colegio Nova Carolina
Naiara da Silva- Atletismo(75 metros Rasos)-Colegio Nova Carolina
Brenno Cunha-Tenis de Mesa Infantil-Colegio Nova Carolina
Barbara Pires-Xadrez Infantil-Colegio Nova Carolina
Marcos Rian-Xadrez Infantil-Colegio Dirceu Arraes
André Brito-Atletismo(75 metros)Instituto Batista de Carolina


Compartilhar Tweet 1



Com um potencial natural riquíssimo para o ecoturismo e turismo de aventura, a cidade de Carolina, também conhecida como cidade das águas no Sul do Maranhão, prepara uma grande festa que integra as comemorações especiais da Semana de Aniversário do município que, este ano, completa na próxima terça-feira (08), 155 anos de emancipação política.

Para festejar a data que teve o ponta pé inicial durante o São João Para Todos, temporada junina do município, foi lançado um complexo de obras. Entre as principais, está a construção de três postos de saúde e reforma de outros três, construção de um hospital de média complexidade com 20 leitos, uma escola para mais de 400 alunos, pavimentação asfáltica de ruas do centro e bairros, além de construção de pontes e recapeamento de estradas.

No interior do Maranhão · 03/07/2014 às 17h29

Município de Carolina será destaque no canal Band Sports


Compartilhar Tweet 1



O turístico município de Carolina, localizado no sul do Maranhão será tema de reportagem especial do canal Band Sports. Uma equipe da emissora BAND está em Carolina coletando dados e imagens sobre o potencial turístico e natural da cidade considerada indutora do turismo na Chapada das Mesas.

O programa que é exibido para todo o Brasil e países internacionais vai captar nesta edição imagens e curiosidade sobre esporte, aventura e belezas naturais.
De acordo com o secretário de turismo, Antonio Lucena, o grande foco da reportagem especial será o turismo de aventura que conquistou o cenário nacional.

No interior do Maranhão · 30/06/2014 às 17h02

Município de Carolina ganha novo Hospital de 20 leitos


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Carolina, no sul do Maranhão deverá receber num prazo de 11 meses um importante hospital de média complexidade. Nesta segunda-feira foi apresentada a planta do hospital que vai contar com 20 leitos. A obra será executada pela empresa GS e fiscalizada pela PROENGE com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDES.

O novo Hospital será construindo em uma das mais importantes avenidas, Frederico Martins localidade que antes abrigava a Secretaria de Infraestrutura. O local possui área de 2.400m com previsão de entrega estimada para 11 meses.

Para o prefeito Ubiratan Jucá que cumpre agenda administrativa em São Luísnesta –feira (30), a obra vai oferecer mais opções e qualidade no atendimento hospitalar da população.


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Ubiratan Jucá, recebeu nesta segunda-feira (30), das mãos da governadora Roseana Sarney e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, uma motoniveladora. A entrega ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Tirirical), em São Luís. O evento integra ainda a última etapa da ação desenvolvida dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no Maranhão.

Durante a solenidade o prefeito ressaltou a importância do equipamento para o melhoramento da produção rural. “A motoniveladora é uma conquista importante do nosso governo porque vai colaborar com à conservação contínua das estradas vicinais, que interligam o meio rural à sede de nossa cidade”, completou.

Fórum Comunitário · 06/06/2014 às 16h49

Município de Carolina realiza I Fórum Comunitário Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Carolina por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na ultima quinta-feira (05), o I Fórum Comunitário Selo Unicef. O evento aberto pela secretária de desenvolvimento social, Cynthia Noleto contou também com a presença do Brigadeiro Renilson Ribeiro, Presidente do C.M.D.C.A, Miriam Pereira além da Presidente do C.M.A.S, Adélia Monteiro e da Interlocutora do Selo UNICEF em Carolina, professora Nara Milhomem.

O evento que teve como objetivo cumprir uma das etapas de qualificação para o recebimento do Selo Unicef mostrou também diversas ações já realizadas que deu ao município a pré-aprovação para o Selo.

No interior do Maranhão · 27/05/2014 às 13h59 | Última atualização em 27/05/2014 às 13h59

Portaria disciplina entrada e permanência de criança ou adolescente em eventos


Compartilhar Tweet 1



Portaria editada pelo juiz titular da Comarca de Carolina, Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz, “disciplina a entrada e permanência de crianças ou adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis em bailes, promoções dançantes, boates, bares ou congêneres, ou qualquer estabelecimento onde haja consumo de bebida alcoólica”. A prática de atos infracionais por menores e os alvarás judiciais também são objeto do documento.

De acordo com a portaria, o ingresso de crianças (até doze anos de idade incompletos) e adolescentes (entre doze e dezoito anos incompletos) desacompanhados de pais ou responsáveis nos locais e eventos citados deve obedecer ao limite de até 20h (crianças) e 22h (adolescentes entre 12 e 15 anos).


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Carolina, localizada no sul do Maranhão, participou nesta quinta-feira (15), em São Paulo, da abertura da Adventure Sports Fair, evento do segmento de turismo de aventura que reúne expositores de vários países e segue até este domingo (18).
Considerado município indutor do turismo do polo Chapada das Mesas, a cidade, unica representante do sul do Maranhão no evento, apresenta durante esta edição novidades na área de infraestrutura.

De acordo com o secretário de turismo de Carolina, Antonio Lucena, além do potencial natural que a cidade oferece, Carolina vem com a apresentação de mais um importante equipamento turístico que deverá aumentar o número de leitos na região.

No interior do Maranhão · 09/05/2014 às 20h08

Inaugurado prédio onde deverá funcionar o Museu de Carolina


Compartilhar Tweet 1



Inaugurado na ultima quarta-feira (07), no município de Carolina, sul do Maranhão, o Museu Municipal. O evento realizado pela Prefeitura em parceria com o CESTE e Associação Via Verde de Brasília-DF, marcou a conclusão da obra de construção do Museu que receberá o acervo e obras que contam a história da cidade de Carolina.

Após o descerramento da placa, o prefeito Ubiratan Jucá, que estava acompanhado gerente local do CESTE, João Rezek, e Rodolfo Fortes, diretor executivo da ViaVerde, falou sobre a materialização de um sonho dos carolinenses de poderem a partir do Museu manter um ponto de referencia para o resgate e conservação da história de Carolina que já possui cerca de 200 anos.


Compartilhar Tweet 1



As obras de construção do novo Hospital Municipal de Carolina terão início até julho deste ano. A informação foi repassada pelo prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, que participou nesta quinta-feira (24), de reunião administrativa com a Governadora do Maranhão, Roseana Sarney. O encontro ocorreu no Palácio dos Leões, em São Luís e contou também com a participação do presidente do senado, José Sarney.

Na oportunidade, o gestor municipal pleiteou outros pontos considerados de extrema importância para o município. Entre os pontos abordados, à liberação de recursos para execução de obras de pavimentação de ruas e avenidas da cidade, aquisição de um ônibus escolar para o transporte dos alunos da rede municipal de ensino e atenção especial por parte presidente do senado, José Sarney.

Termo de Ajustamento · 24/04/2014 às 14h08 | Última atualização em 24/04/2014 às 15h50

MPMA e Município firmam TAC para pagamento de 13° atrasado ao funcionalismo


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Maranhão e a Prefeitura de Carolina firmaram, no último dia 15, um Termo de Ajustamento de Conduta que prevê a regularização do pagamento do 13° salário de 2012 de parte do funcionalismo municipal.

Assinaram o TAC o prefeito Ubiratan da Costa Jucá e a promotora Dailma Maria de Melo Brito, titular da Comarca de Balsas e respondendo pela Promotoria de Justiça de Carolina.No acordo, ficou definido que o 13° salário referente ao ano de 2012 dos servidores da Secretaria Municipal de Cultura e de parte do funcionalismo das secretarias de Educação e Finanças serão pagos até o dia 30 de abril. O valor total da dívida é de R$ 36.228,46. O assunto já foi tema de uma Ação Civil Pública proposta pelo MPMA.


Compartilhar Tweet 1



Lançado na ultima sexta-feira (14), em Carolina, a 1ª edição do Guia Turístico da cidade. A ferramenta idealizada pela Secretaria de Turismo do Município contém as principais informações para o turista indicando ruas, hotéis, restaurantes, além de pontos turísticos da cidade e atrativos naturais.

O objetivo segundo o Secretário de Turismo de Carolina, Antonio Lucena, é oferecer ao visitante comodidade, segurança e informação já que o destino hoje é responsável por cerca de 24% total do Maranhão.

“A cidade de Carolina cresceu bastante graças à expansão do turismo e hoje acumula 24% do turismo total do Maranhão e a cada ano esse percentual só tem aumentado. Isso para nós é sinal de trabalho e precisamos cada vez mais preparar e arrumar a cidade para receber bem o nosso visitante”, pontua.

Desfiles no iterior · 08/09/2013 às 15h26

Feriado da Independência é lembrado com desfiles em Carolina


Compartilhar Tweet 1



O tradicional 7 de Setembro, feriado da Independência foi lembrado no município de Carolina, sul do Maranhão, com desfiles e homenagens.

Na Praça Alípio de Carvalho, dezenas de alunos das escolas da rede municipal de ensino se concentraram para iniciar os desfiles pelas ruas e avenidas da cidade. Logo na abertura oficial o Prefeito Ubiratan Jucá, acompanhado de várias autoridades falou da importância da data e do ato cívico.

“Nos unimos a todas as manifestações e desfiles realizados em todo o país porque acreditamos que é necessário investir na preservação da tradição e incentivar cada vez mais os nossos jovens para a importância do respeito a pátria”, explica.


Compartilhar Tweet 1



Em decisão liminar a pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça determinou, em 28 de agosto, o bloqueio das contas do Município de Carolina para o pagamento do vencimento de dezembro de 2012 e do 13º do mesmo ano, dos servidores municipais, que até hoje se encontram atrasados.

A solicitação foi feita em Ação Civil Pública proposta, em 28 de dezembro de 2012, pelo promotor de justiça Luís Samarone Batalha Carvalho. A liminar foi deferida pelo juiz Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz.

Sem inadimplência · 08/08/2013 às 09h34

Prefeito de Carolina-MA tira município da inadimplência


Compartilhar Tweet 1



Depois de realizar a abertura oficial da V Conferência da Assistência Social em Carolina, nos últimos dias 05 e 06, o Prefeito Ubiratan Jucá, anunciou que o município está fora da inadimplência junto ao Cadastro Único de Convênios, CAUC.

As dívidas deixadas pela antiga administração foram parcelas e hoje totalizam 114 mil reais pagos mensalmente. Com o município fora dos cadastros negativos do governo federal agora é hora de partir para parcerias e apresentação de projetos, explicou o prefeito antes de embarcar para Brasília.

 

Educação Rural · 05/07/2013 às 06h00

I Feira das ações do mais Educação Rural


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Carolina realizou nesta quarta-feira (03), no povoado São João da Cachoeira, a I Feira das Ações do programa Mais Educação do Campo. Participaram da ação as Unidades Escolares Iris Bulgarelli, Norberto José da Silva, Engenheiro João Bento, Cosme Coelho e Adalberto Ribeiro.

Durante a Feira foram apresentados produtos artesanais desenvolvidos por alunos e monitores do programa a base de bambu e palha de olho de buriti além de piaçaba.

Destaque também para o projeto modelo da região Sul Maranhense desenvolvido pela U. E. Íris Bulgarelli. A escola criou por meio das monitoras, artesãs e alunos a tenda do artesanato onde apresentaram peças confeccionadas desde material reciclado, industrializado e material retirado da natureza.