Parceria Brasil/Alemanha -

Firmino recebe técnicos do projeto de Eficiência Energética na Mobilidade Urbana

O prefeito Firmino Filho recebeu hoje (07) uma missão técnica composta por representantes do Ministério das Cidades e da Deutsche Gesellschaftfür Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência implementadora do Governo da República Federal da Alemanha.

O objetivo da missão foi apresentar o projeto piloto para a Eficiência Energética na Mobilidade Urbana, desenvolvido pelo Ministério das Cidades por meio de Acordo de Cooperação Técnica Internacional com o Governo da Alemanha; e realizar visita aos principais pontos de interesse do projeto em Teresina.

Quatro municípios brasileiros foram selecionados e estão recebendo as visitas técnicas: Teresina, São José dos Campos, Sorocaba e Uberlândia. O município escolhido receberá o projeto piloto.

“Teresina foi a única cidade do Nordeste selecionada para receber a visita da missão técnica dos governos brasileiro e alemão e para conhecer o projeto piloto para a Eficiência Energética na Mobilidade Urbana. Essa missão técnica nos trouxe uma excelente oportunidade de troca de experiências. Não tenho dúvidas de que essa visita vai trazer frutos para nossa mobilidade, nosso meio ambiente, nossa cidade”, comentou o prefeito Firmino Filho.

A Prefeitura de Teresina apresentou aos membros da missão técnica os principais aspectos da cidade, com foco na gestão da mobilidade urbana.

“Apresentamos os investimentos em mobilidade urbana feitos pela Prefeitura de Teresina: gestão institucional, caracterização do sistema de transporte em operação, Plano de Mobilidade Urbana, Plano Diretor Cicloviário, corredores de transporte público coletivo urbano, terminais de integração, infraestrutura de transporte não motorizado, ciclovias, caracterização do sistema de transporte atual, plano de mobilidade, terminais, novas avenidas e pontes, asfaltamento de vias, ações de segurança no trânsito e de controle da emissão de gases”, detalhou Carlos Daniel, superintendente de Transportes e Trânsito de Teresina.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, ressaltou a mudança preconizada pelo Plano Diretor de Mobilidade Urbana: “O novo sistema de transporte coletivo urbano já começou a ser implantado, com a construção dos terminais e o início do processo de construção dos corredores exclusivos para ônibus. Esse novo sistema implica uma mudança no modo operacional de mobilidade urbana da cidade. Hoje, o transporte coletivo urbano é composto por linhas radiais, que saem direto dos bairros para o centro. O novo sistema será totalmente integrado e composto por linhas alimentadoras, que saem dos bairros para os terminais; linhas troncais, dos terminais para o centro da cidade; e linhas inter-terminais, que ligam uma zona a outra, sem passar pelo centro da cidade. O resultado será um transporte coletivo mais ágil, com maior oferta de ônibus aos passageiros e menos emissão de gases poluentes”, enfatizou.

À tarde, membros da missão técnica irão a campo, para conhecimento das ações realizadas em Teresina.

Fonte: Ascom PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco