Assumindo cargo · 26/06/2014 às 21h16

Juízes assumem comarcas no interior do Maranhão


Compartilhar Tweet 1



A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Cleonice Freire, deu posse aos juízes Jorge Antonio Sales Leite e Carlos Eduardo Coelho de Sousa no cargo de juiz de direito das comarcas de Buriti e Dom Pedro - ambas de entrância inicial.

Os juízes foram removidos a pedido de suas comarcas de origem, São Domingos do Azeitão e Santo Antonio dos Lopes, respectivamente, conforme decisão plenária do dia 18.06.2014.

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Gervásio Protásio dos Santos, fez a saudação aos empossados, por solicitação da presidente Cleonice Freire. “Os juízes são dois grandes magistrados, preparados e comprometidos com a magistratura. Além de prestar bons serviços, são preocupados com a imagem do Poder Judiciário”, ressaltou Santos.

Pólo da Univima · 16/06/2014 às 10h28

Alunos de Buriti agradecem pólo da Univima no município


Compartilhar Tweet 1



Uma comitiva da Universidade Virtual do MA visitou na última terça-feira (10) o município de Buriti, onde funciona um pólo da Univima que atende mais de 150 alunos.

"Ficamos muito contentes em ver como a Univima foi recebida aqui, sobretudo, o interesse dos alunos com os cursos. Com certeza, essa aceitação nos incentiva a intensificar as ações de expansão" declarou a vice-reitora Marise Carvalho que presidia a comitiva. Ainda compunham o staff da instituição a professora Sônia Maciel, pró-reitora de Extensão da Univima e Sionira da Cruz, coordenadora pedagógica do Pré-Vestibular Univima.

Os alunos beneficiados pelos cursos de Pré-Vestibular e Qualificação Profissional que funcionam no município agradeceram o empenho do Governo em promover o desenvolvimento social na região.

Seu governo teve conquistas · 03/01/2014 às 04h56

Morre, aos 91 anos, o ex-prefeito de Buriti Antônio Dutra


Compartilhar Tweet 1



Morreu na última quarta-feira (01), o ex-prefeito de Buriti de Inácia Vaz, Antônio de Faria Dutra, vítima de um enfisema pulmonar. O ex-prefeito completaria 92 anos de idade no próximo dia 25 de abril.

Antônio Dutra foi um grande político na cidade de Buriti. Comandou a prefeitura no período de 1965 a 1968 e notabilizou-se pela realização de obras pela cidade, entre elas a construção da Praça do Mercado Velho, a interligação de Palestina a Buriti pela estrada que hoje é um trecho da MA-034 e também fez a aquisição da primeira caçamba para o município, dentre outras realizações.

O velório foi na Funerária Pax União da Rua Grande. O corpo foi sepultado na tarde de ontem(02) no cemitério dos Vinhais, em São Luís.


Compartilhar Tweet 1



De um lado há expectativas e de outro silêncio em torno da audiência do processo de cassação do prefeito Rafael Mesquita que acontecerá amanhã (05). A audiência era para ter ocorrido em 05 de agosto, mas foi remarcada a pedido da defesa do prefeito, que alegava quadro grave de pneumonia do requerente.

Sem chances de adiar novamente a oitiva, o prefeito comparecerá ao Fórum e pode receber um golpe mortal em seu mandato se o juiz concluir, com base nos autos, que houve compra de votos na eleição de 2012.

De acordo com fontes anônimas, o ex-prefeito Neném Mourão já se reuniu ontem (03) com os vereadores governistas e aliados para tratar das consequências políticas de uma decisão favorável pela perda do mandato de Rafael Mesquita.

A vítima,85 anos,não resistiu · 30/08/2013 às 10h24 | Última atualização em 30/08/2013 às 10h25

Senhora de 85 Anos é Morta em Acidente de Moto em Trecho da MA-034 que Liga Buriti a Palestina


Compartilhar Tweet 1



Mais um acidente fatal em trecho da MA-034, que liga Buriti a Palestina(município de Brejo), aconteceu na manhã desta sexta-feira(30). Por volta das 7h40min de hoje (30), uma senhora de 85 anos, moradora do povoado Carranca, foi atingida em cheio pelo motociclista Francisco das Chagas, conhecido por Neném, quando aguardava para embarcar no ônibus que a levaria para Chapadinha. O acidente ocorreu cerca de 500 m do local da colisão ocorrida na semana passada entre um motociclista e um caminhão parado na MA-034.

A vítima teve fraturas nas pernas e na cabeça e foi socorrida pelo próprio motociclista (que segundo testemunhas ouvidas pelo Correio Buritiense não teria tido culpa), mas não resistiu e faleceu às 8h já no Hospital do Trabalhador Buritiense (HTB).

Muzenza em atividade cultural · 21/08/2013 às 11h37 | Última atualização em 21/08/2013 às 11h38

Grupo de Capoeira Muzenza realizará amanhã apresentações culturais no dia do folclore brasileiro


Compartilhar Tweet 1



Grupo de Capoeira Muzenza, coordenado por Edvaldo e Saymon, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoverá nessa quinta-feira (22) uma série de atividades culturais para comemoração do dia nacional do folclore brasileiro.

Serão diversas apresentações, entre elas capoeira, Boi Brilho da Lua e Carimbó. As atividades serão realizadas na AMIB(Associação dos Amigos de Buriti) a partir das 8h.

A partida de volta será dia 24 · 21/08/2013 às 10h06

Seleção de veteranos de Buriti perde em casa e decepciona torcida


Compartilhar Tweet 1



No primeiro jogo do confronto entre as seleções de Buriti e de Chapadinha, que ocorreu no último dia 11, às 16h, no estádio municipal de Buriti, a seleção de Buriti perdeu e decepcionou sua torcida em casa.
A derrotada foi por 2 x 1, sendo que Buriti saiu na frente, com gol do zagueiro Pedro, mas, após 5 minutos, Jean empatou para Chapadinha. No final do 1º tempo, Jean fez  seu segundo gol e virou o placar para o Chapadinha, após falha de marcação dos zagueiros Lê e Sardinhão, e também do nervosismo do goleiro Boró, com pouco experiência em jogos intermunicipais,
Com a vitória, o time do Chapadinha agora joga pelo empate na partida de volta que está marcada para o próximo sábado 24. Caso Buriti ganhe por um gol de diferença, a classificação para fase seguinte será decidida nos pênaltis.

Esse é o 7º assalto sofrido. · 30/07/2013 às 19h30 | Última atualização em 31/07/2013 às 10h46

Agência dos Correios de Buriti Sofre Mais Um Assalto


Compartilhar Tweet 1



A agência dos Correios de Buriti foi saqueada na madrugada de domingo para segunda (29). Bandidos entraram na agência, arrombaram o cofre e roubaram grande quantia em dinheiro não revelada pela agência.Os bandidos agiram facilmente porque conseguiram desligar o alarme de segurança do estabelecimento.

Com a ação dos criminosos, esse passa a ser a 7º assalto sofrido pela agência, porém dessa vez a polícia federal (PF) será acionada para investigar a onda de roubos à agência.

 

Fiéis acompanham procissão · 30/07/2013 às 08h32 | Última atualização em 30/07/2013 às 08h33

Centenas de Fiéis Católicos Participam da Procissão de Encerramento dos Festejos de Buriti – MA


Compartilhar Tweet 1



Às 16h, centenas de fiéis católicos, visitantes, conterrâneos e moradores de Buriti, acompanharam a procissão de encerramento do festejo de Nossa Senhora Sant’Ana 2013, que iniciou dia 16 e encerrou na última sexta-feira (26). Fiéis vivenciaram grandes momentos de devoção, festas e alegria por conta do FESTEJO DE SANT’ANA, padroeira de Buriti(MA).Em 2013, o lema definido pela paróquia de Buriti, foi “Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos”.

Durante a procissão, fiéis conduziam a imagem de Sant’Ana e de São Joaquim, que segundo a tradição cristã seriam os avós de Jesus Cristo. 

Ao final, discursaram, no altar preparado no largo da Matriz, para uma multidão de católicos, o prefeito Rafael e o deputado Domingos Dutra.

No encerramento houve uma linda queima de fogos.

Serão 3 dias de shows no APB · 08/07/2013 às 13h02

Confirmada a Programação de Bandas para os Festejos de Buriti (MA)


Compartilhar Tweet 1



Após longo período de incertezas e negociações, e com o objetivo de proporcionar aos buritienses e turistas que visitam a cidade no período festivo de julho, os empresários Naldo Batista e Chico da Loja firmaram parceria e os tradicionais shows ocorrerão todos no clube APB Eventos, no centro de Buriti.

24/07 – Washington Brasileiro
25/07 – Silvanno Salles & Caviar (... uma nova história...).
26/07 – Cavaleiros do Forró & Originais do Forró

Os FESTEJOS DE SANT’ANA, padroeira de Buriti, iniciam dia 16 e vão até 26 de julho, contando dez noites de novena, com rituais litúrgicos e atividades voltadas para os fiéis da Igreja Católica.Confira no Correio Buritiense(CB) a programação completa da Igreja em http://www.correioburitiense.com/2013/07/confirmada-programacao-de-bandas-para.html

Movimento está a todo vapor · 06/07/2013 às 09h22 | Última atualização em 07/07/2013 às 08h05

Movimento Acorda Buriti Convoca Buritienses Para Audiência Pública No Dia 10/07


Compartilhar Tweet 1



A comissão do movimento "Acorda Buriti" convoca os buritienses para audiência pública no próximo dia 10, às 16h, no auditório da AMIB. O objetivo da audiência é discutir a pauta de reivindicação do protesto iniciado em 27 de junho.

O movimento tem representantes dos diversos segmentos, como educação, saúde, donas de casa, aposentados, trabalhadores autônomos, microempresários, aosd's, vigias e aprovados em último concurso.

Convites já foram encaminhados para as seguintes autoridades:
*PROMOTOR DE JUSTIÇA
*MAJOR EDIVALDO (Comandante Da Policia Militar De Chapadinha)
*JUIZ
*SGT FLORISMAR
*AS IGREJAS
*CÂMARA MUNICIPAL
*PREFEITO RAFAEL MESQUITA BRASIL
*SECRETARIADO DA PREFEITURA MUNICIPAL
*ENTIDADES SINDICAIS
*ASSOCIAÇÕES E TODA SOCIEDADE CIVIL

Melhorias nas vias vicinais · 06/07/2013 às 09h15

Prefeitura de Buriti (MA) Recebe Motoniveladora para Melhorias no Município


Compartilhar Tweet 1



Buriti recebeu, dia 1º de julho, uma motoniveladora (patrol) que ajudará em melhorias na cidade, sobretudo em recuperação de estradas vicinais.A prefeitura também já havia recebido no final de junho, uma retroescavadeira. A aquisição das máquinas ocorreu por meio do PAC 2, do Ministério de Desenvolvimento Agrário. O recebimento dos tratores foi antecipado pelo Correio Buritiense (CB) no dia 18 de fevereiro.

A patrol e a retroescavadeira serão importantes para melhoria nas estradas vicinais, o que vai facilitar o escoamento da produção, para o enfrentamento aos efeitos da seca, com a construção de reservatórios de água, e com isso melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores.

A população rural atendida,em Buriti,será de pouco mais de 18 mil (68,9% da população geral).

Protestos ocorrem no Fórum · 27/06/2013 às 17h32

MOMENTO HISTÓRICO: Protesto em Buriti Reune Moradores em Frente ao Fórum


Compartilhar Tweet 1



Buritienses protestam em frente ao Fórum de Buriti (330 km de São Luís). O movimento popular Acorda Buriti, reuniu, 200 pessoas numa caminhada pelas ruas de Buriti-MA.

Os manifestantes protestam contra insegurança e pela ausência de Juiz na cidade,por uma educação de qualidade,pelo fim do desmatamento,por mais saúde e mais emprego.

A concentração começou na Praça Baronesa Costa,bairro Bacuri, e seguiu ao Fórum, onde prometem ficar acampados até decisão do Tribunal de Justiça em nomear um juiz substituto para Comarca de Buriti.

A todo instante os manifestantes pediam justiça pelo fato de a comarca local não ter juiz, o que acarretou o adiamento das audiências no processo  de cassação do prefeito.A caminhada foi pacifica e acompanhada pela PM com reforço de Chapadinha.

Populares pedem justiça · 27/06/2013 às 11h04 | Última atualização em 27/06/2013 às 11h04

Começa Manifestação Popular em Buriti de Inácia Vaz


Compartilhar Tweet 1



Ecoam fortes os gritos de justiça na Terra de Inácia Vaz. A população de Buriti (MA), a exemplo de todo o Brasil, revoltada com o descaso na administração pública, amanheceu ao som do Acorda Buriti, o movimento popular organizado com o objetivo de mostrar ao Maranhão e também ao restante do Brasil a falta de segurança, o descaso com a saúde, a educação de má qualidade e a ausência de juiz na Comarca local. A concentração aconteceu na praça no bairro Bacuri e segue até o Fórum.

Acorda Buriti será dia 27/06 · 26/06/2013 às 01h17 | Última atualização em 26/06/2013 às 08h11

População de Buriti prepara manifestação para próxima quinta-feira (27)


Compartilhar Tweet 1



A vozes oprimidas da terra de Inácia Vaz, a exemplo de todo o País, sairão às ruas no próximo dia 27 (quinta-feira) para protestar por melhores condições de vida.

Os manifestantes, idealizadores do movimento Acorda Buriti, preveem concentração defronte ao Fórum e saída por ruas do centro da cidade, passando pela Praça da Matriz, em frente ao prédio da prefeitura, com faixas e cartazes, reivindicando melhores condições na saúde, na educação e, principalmente, na segurança pública da cidade, que está assolada por assaltos nunca evitados e nem solucionados.

De acordo com os organizadores, o movimento é apartidário e uma oportunidade ímpar de união dos conterrâneos com o mesmo propósito: uma vida melhor e mais justa para todos os moradores de Buriti.

Festas Juninas em novo formato · 25/06/2013 às 17h14

Arraiá São João na Roça 2013: Começam as Festividades Juninas de Buriti


Compartilhar Tweet 1



Ocorreu ontem(24) a abertura do São João 2013 de Buriti-MA. Um bom público acompanhou as apresentações Desfile da Rainha Caipira PETI, Cultura Indígena, Cangaço Renascer, Capoeira(PETI) e Boi Encanto do Tubi. No final da noite teve show com Forrozão Evolução.

O evento prossegue hoje com a apresentação do Boi Império do Sol e das Quadrilhas Bacana Civilizada e Moleca Forrozeira, da cidade de Coelho Neto, e também do grupo de Capoeira Muzenza.

O espaço de eventos, na Praça Matriz, montado pela Prefeitura de Buriti, por meio da Secretaria de Cultura, foi chamado de Arraiá São João na Roça e conta com uma padronização das barracas e palco para diversas atrações.

Serão seis dias de muita alegria. Na última noite junina (29) os buritienses assistirão a um show da banda baiana Forró Bandido.

Novo piso passa a R$ 1.374,18 · 24/06/2013 às 14h12 | Última atualização em 24/06/2013 às 14h18

Prefeito de Buriti Anuncia Reajuste de 11% no Salário dos Professores


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Buriti-MA, Rafael Mesquita, anunciou na última sexta-feira (21), em meio à insatisfação dos servidores presentes, o novo reajuste salarial dos professores municipais. O percentual aprovado foi de 11%. Representantes do Sindicato dos servidores (Sintasp/MCN) defendiam o valor de 14%, mas não foi aceito.

Com o aumento de 11%, o novo piso salarial de Buriti passa para R$ 1.374,18(20h) e será pago ainda este mês. Quanto ao retroativo a discussão está marcada para amanhã (25).

Segundo o secretário de educação, Romildo Junior, não foi possível o pagamento do abono salarial porque o prefeito pagou parcelas atrasadas da dívida do INSS, e que a partir do dia 10 de agosto o município pagará todo o débito da previdência, com a receita de 1% do FPM que será destinado para este fim.

Suspeita é de fraude em obras · 20/06/2013 às 22h18 | Última atualização em 22/06/2013 às 14h40

VEREADOR SARGENTO VAGNER COBRA EXPLICAÇÕES DO PREFEITO POR OBRAS SUSPEITAS


Compartilhar Tweet 1



O vereador Sargento Vagner(PRP) exigiu que a Câmara investigue as obras das creches que estão sendo construídas no bairro Bacuri e nos povoados Saquinho e Mocambinho, e também cobrou explicações sobre a reforma e ampliação, que se arrasta desde o governo anterior, da unidade de saúde do Mocambinho.
O vereador aponta uma série de irregularidades nas obras. Entre elas, a ausência de placas com indicativo do prazo da obra, empresa encarregada e do valor investido. Além disso, o vereador põe em cheque o próprio processo licitatório, procedimento que antecede a execução de qualquer obra, e solicitou o edital de publicação, as empresas participantes e vencedora e cópia do contrato assinado. O requerimento de autoria do vereador, de 27/04, foi aprovado e aguarda até agora resposta do prefeito.

Jovem é queimado em delegacia · 19/06/2013 às 20h43 | Última atualização em 20/06/2013 às 08h53

Buritiense é queimado em cidade do interior da Bahia


Compartilhar Tweet 1



O buritiense Antonio Silva de Araújo(21), conhecido como Toinho, morador do povoado Marruazinho, denuncia ter sido vitima de abuso policial numa delegacia do município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. O jovem foi atraído pela oportunidade de emprego. Ele teria sido contratado, sob a mediação de Geovar, também buritiense e agenciador responsável por levar os trabalhadores e fichá-los na empresa Monsanto Brasil para trabalhar em colheita de milho naquela cidade, no dia 11 de março deste ano. Após se envolver em confusão, o jovem foi levado para delegacia e lá ele diz ter sido queimado por policiais. No dia seguinte à prisão ele foi liberado. A agressão ocorreu em 27 maio. O caso está sendo investigado pelo delegado titular de Buriti-MA. Mais detalhes em www.correioburitiense.com.

Condenação · 27/05/2013 às 17h26

Tribunal do Júri condena dois réus por homicídio


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal do Júri da Comarca de Buriti, em sessão nos dias 14 e 15 de maio, julgou e condenou os réus Valdinar Alves de Sousa, a 21 anos e 8 meses de reclusão, e Antonio Braz, vulgo "Peixeiro", a 17 anos. Ambos cumprirão suas penas em regime inicialmente fechado, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Valdinar foi julgado pelo homicídio duplamente qualificado contra Afonso Alves Ambrósio, além da tentativa de homicídio contra Jackson Alves Ambrósio, que eram irmãos. O crime se deu em 21 de abril de 2011 na churrascaria APB Eventos.

Os jurados acolheram a tese do Ministério Público, representado pelo promotor de justiça Clodoaldo Nascimento Araújo, de homicídio qualificado, porque o acusado cometeu os crimes à traição e por motivo torpe, impelido por sentimento de vingança.