Para estimular a leitura -

Projeto incentiva leitura entre detentos em presídios do Piauí

Com o intuito de estimular a leitura e fortalecer a educação junto às pessoas privadas de liberdade nas penitenciárias, o projeto Leitura Livre é desenvolvido, atualmente, nas penitenciárias Irmão Guido, Feminina de Teresina, Parnaíba, Esperantina e Casa de Detenção de Altos.

O projeto é realizado pela Secretaria de Justiça do Estado, em parceria com a Secretaria de Educação, Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí. Em cada presídio, 30 detentos participarão do Leitura Livre, a cada etapa.

Através do projeto, o detento lê obras da literatura nacional e estrangeira e prepara resumos que serão analisadas por uma comissão avaliadora das secretarias de Justiça e de Educação – que também disponibilizam a estrutura de acesso aos livros.

De acordo a Secretaria de Justiça, a meta é implantar o projeto em todas as penitenciárias do Estado. Além dos benefícios educacionais, voltados à ressocialização, o detento também é beneficiado com a remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal (7.210/84).

“O projeto Leitura Livre é de fundamental importância para consolidar o processo de reeducação da pessoa em situação de privação de liberdade. A educação, a leitura são portas abertas para que o detento possa se transformar”, pontua o secretário e Justiça, Daniel Oliveira.

Na visão de Dihna Miranda, coordenadora do projeto Leitura Livre, é fundamental que o sistema prisional, “para que possa cumprir com sua função ressocializadora, garanta ao reeducando meios efetivos para que possa mudar de vida e a educação é essencial para isso”.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco