Uma produção do NEPAD -

Professora Vanessa Soares, lança livro 'Discurso, memória e inclusão social' em Teresina

A professora especialista Vanessa Soares, juntamente com um grupo de pesquisadores lançará em Teresina o livro 'Discurso, memória e inclusão social' . O evento acontecerá na Livraria Anchieta, dia 17/12 onde será oferecido coquetel em noite de autógrafos. Além de Teresina, o livro será lançado em outros estados.

Em conversa com o 180, Vanessa Soares, que ministra aulas de redação para os funcionários do Grupo Eugênio, explicou um pouco sobre as temáticas do livro.

O livro 'Discurso, memória e inclusão social' foi organizado pelos professores João Benvindo de Moura, José Ribamar Lopes Batista Júnior e Maraisa Lopes, em uma produção do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). "A publicação reúne pesquisadores das Universidsade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, além de outros pesquisadores vinculados ao curso de Letras. Foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí(FAPEPI), instituição que estimula o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado", disse.

A obra conta com uma coletânia de 14 artigos escritos por pesquisadores vinculados ao NEPAD e convidados de outras universidades brasileiras. "Os textos analisam discursos diversos agrupados em dois eixos: memória, aqui considerada como interdiscurso, como saber discursivo que torna posível o dizer; e a inclusão social, entendida como conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade. Nesse contexto, foram analisadas revistas como Veja, Vip, Men's Health Brasil, além de sites de relacionamentos; alguns textos publicitários da Calvin Klein Jeans, por exemplo; outdoors sobre profissionais do sexo em Teresina; textos religiosos; textos literários nacionais e internacionais; musicais e discursos provenientes do ambiente escolar que sucintam discussões em relação à homofobia, educação inclusica, etc", acrescentou Vanessa.

Em seu artigo, a Prof. Especialista Vanessa Soares discorre sobre a temática das profissionais do sexo. Ela relembra um acontecimento que causou muita polêmica em Teresina, quando outdoors que continham conteúdos inadequados foram espalhados por vários pontos estratégicos na Capital. Nos cartazes foram feitos divulgações de shows em casas noturna e neles apareciam modelos em poses sensuais, o que chamou muita atenção, causando um estranhamento das famílias e pessoas que não concordaram com aquilo.

Em seu texto, ela faz uma releitura desses outdoors observando-os a partir da análise do discurso francês. "A partir da teoria, a gente pode analisar, ter um gesto de leitura, não só sobre a questão do que está imposto no cartaz, mas também como essa produção imagética teve um impacto muito grande na sociedade", concluiu.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco