Confira a programação! -

Orquestra Sinfônica de Teresina fará concerto didático nas escolas municipais

Três escolas da rede municipal de ensino da capital receberão a visita da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) nesta semana, começando nesta segunda-feira (11/09), às 15h, pela Escola Municipal Professor José Camilo da Silveira Filho, localizada no Loteamento Planalto Uruguai, Vale Quem Tem, zona Leste da cidade.

As visitas fazem parte do projeto Ensaio Aberto. A ideia é realizar um concerto didático, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecer os instrumentos, interagir com o maestro e os músicos, escutarem clássicos da música erudita e regional, entre outras possibilidades.

“Essa atividade é de extrema importância por oferecer o conhecimento cultural através da música. Uma proposta inovadora, que vai nos permitir tocar no emocional dos alunos e quando isso ocorre, os resultados fluem melhor e com mais facilidade” diz Eliane Santos, coordenadora das Escolas de Tempo Integral.

Mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), a Orquestra Sinfônica vai às escolas numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), que, por sua vez, fez a seleção de três escolas que serão visitadas nesta edição. As unidades escolhidas são de tempo integral. Além da escola de hoje, também receberão o concerto didático a Escola Municipal Areolino Leôncio da Silva (localizada comunidade Boquinha, na zona Rural) e a Escola Municipal Eurípedes de Aguiar (bairro Marquês), na quarta (13) e na sexta-feira (15), respectivamente.

 

O projeto “OST nas Escolas” foi realizado pela primeira vez em 2014, visitando seis escolas. Segundo Abiel Bonfim, superintendente executivo da FMCMC e administrador da Orquestra, é mais uma importante iniciativa de cunho educativo-cultural, de maneira a aproximar a música do público, especialmente, os estudantes. “Em forma de concerto didático, a gente promove a interação entre a Orquestra e os estudantes, de modo a estimular a formação de público para a música erudita no Estado. A opção pelo formato didático estabelece uma dinâmica interativa com a plateia e funciona como uma aula sobre o funcionamento da Orquestra”, afirma.

Ao longo do concerto são tocadas músicas de compositores clássicos e melodias conhecidas, entre o erudito e o popular. Além de comentar as obras, o maestro Aurélio Melo fala sobre os instrumentos que fazem parte de uma orquestra sinfônica e responde perguntas dos estudantes.

Formada por 63 músicos, dois regentes e 14 membros na equipe de produção/técnica/apoio, a OST mantém uma programação anual repleta de atividades que movimentam a cena cultural de Teresina e de todo o Estado, com concertos a preços populares ou gratuitos, incluindo o projeto Concertos Matinais, Sinfonia nos Bairros, Sinfonia nas Praças, Ensaio Aberto, concertos com cantores convidados, além de eventuais apresentações temáticas.

Para a temporada deste ano, a Orquestra Sinfônica de Teresina conta, ainda, com uma importante parceria com o Conselho Nacional do SESI, que patrocina todas as atividades, num investimento que vai desde a produção, a manutenção da orquestra, à realização dos projetos e concertos.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco