28 receberam o certificado -

Detentos da Irmão Guido recebem certificados de cursos profissionalizantes

A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) realizou, na manhã desta terça (20/06), a entrega de certificados de conclusão dos cursos de Mecânica de Bicicleta, Mecânica de Refrigeração e Horticultor Orgânico a detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina.

Os cursos foram ofertados por meio de parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao todo, 28 reeducandos receberam certificados.

De acordo com o gerente da Irmão Guido, Josiel Lima, a realização dos cursos auxiliam no processo de ressocialização dos detentos. “Esta já é a sétima vez que entregamos certificados aos reeducandos da Guido, desde 2015. É um trabalho importante, pois, ao se profissionalizarem, eles terão mais chances de arranjar empregos lá fora”, pontua.
O detento Leônidas da Silva, que cumpre pena há dois anos no presídio, relata que os cursos deram a ele outra perspectiva de vida. “Esperamos que esse trabalho continue e que o Estado não desista de nós, porque a ressocialização é possível, sim, basta que nós agarremos as oportunidades como esta”, diz.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, observa que é fundamental investir nos projetos de reinserção social no sistema penitenciário. “De 2015 pra cá, nós já entregamos mais de 300 certificados a detentos, em todo o Piauí. Vários deles estão estudando. Vamos, portanto, avançar nas diretrizes da educação e qualificação”, frisa.

Durante o evento, também foi lançado o projeto Nortear – que presta atendimento e tratamento a detentos que têm dependência química no sistema prisional – e realizada a entrega de 22 documentos de identidade aos internos da Penitenciária Irmão Guido, por meio do projeto Registrar.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco