Polícia investiga o caso · 14/09/2017 às 17h22 | Última atualização em 14/09/2017 às 17h22

Carro furtado em estacionamento da faculdade é achado depenado


Compartilhar Tweet 1



Um veículo modelo Gol que foi furtado na noite dessa quarta-feira (13/09) no estacionamento da Faculdade Maurício de Nassau, foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal às margens da BR 343, em Parnaíba, na manhã desta quinta-feira (14/09).

O veículo já estava todo depenado e foi encontrado em uma estrada vicinal, próximo a antiga fazenda Lourival Parente, que é usada como desvio da rodovia 343, na rota dos Tabuleiros Litorâneos.

Leia mais
Com o novo modelo · 12/09/2017 às 11h25 | Última atualização em 12/09/2017 às 13h02

Petrobras reduz preço da gasolina em 1,2%; confira!


Compartilhar Tweet 1



A Petrobras vai reduzir o preço da gasolina nas refinarias em 1,2% e do diesel em 0,3% a partir desta quarta-feira, dia 13. A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho passado. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Leia mais
Coordenado pela Semcaspi · 12/09/2017 às 10h52 | Última atualização em 12/09/2017 às 10h52

Prefeitura lança programa Vila Bairro Segurança


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Teresina vai lançar, na próxima sexta-feira (15), o programa Vila Bairro Segurança, coordenado pela Semcaspi - Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas. O evento começa às 16h, no Teatro do Boi, bairro Matadouro, zona norte. O projeto tem como objetivo fortalecer a política de segurança municipal, promovendo a inclusão social dos setores mais vulneráveis, e aumentar a sensação de segurança da população.

Inicialmente, o programa ocorrerá nos 13 bairros que formam o Parque Ambiental Lagoas do Norte, que, juntos, contam com 92.016 habitantes. O Vila Bairro Segurança terá 10 ações articuladas, divididas em duas frentes de atuação: a prevenção, que aborda os níveis primário, secundário e terciário; e a proteção, com ações articuladas nas três instâncias – municipal, estadual e federal.

O evento marca também a assinatura do Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Piauí, Ministério Público, Governo do Estado e suas secretarias; Prefeitura e respectivas secretarias. Será assinado também o decreto que cria o Comitê Municipal Integrado de Prevenção à Violência na capital. “O Vila Bairro Segurança é a parcela de contribuição que a Prefeitura quer dar no que toca à luta contra a violência. Nós sabemos da necessidade de integração das políticas públicas nessa área e temos caminhado com vários setores, visando o fortalecimento do projeto”, garante o secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira.

“Fizemos toda uma trajetória, articulando vários projetos de proteção, mas também de educação e de pesquisa na área de segurança. O Vila Bairro Segurança se propõe a dialogar com a cidade e com seus cidadãos, com relação à prevenção e repreensão à criminalidade, contribuindo com a segurança em nossa cidade e o bem-estar da população”, complementa Samuel Silveira.

Leia mais

Compartilhar Tweet 1



A ponte João Isidoro França, mais conhecida como Ponte Estaiada, recebeu uma iluminação especial em alusão à campanha Setembro Amarelo, que visa alertar a população sobre a prevenção ao suicídio. As luzes da cor amarela iluminarão a cidade até o próximo sábado (16/09).

"A Prefeitura de Teresina é sensível às campanhas de conscientização a favor da vida e sempre adere aos movimentos. A Ponte Estaiada é um dos principais cartões postais da cidade e resolvemos iluminar o local com a cor amarela para que possamos conscientizar todos os moradores sobre a Campanha Setembro Amarelo e orientar os populares sobre o suicídio", declara o coordenador de Iluminação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Davimar Holanda. 

Leia mais
Confirmação de novos óbitos · 12/09/2017 às 10h00 | Última atualização em 12/09/2017 às 11h04

Sobe para 96 o número de mortos no México; veja!


Compartilhar Tweet 1



O governo mexicano informou nesta segunda-feira (11) que o número oficial de mortes causadas pelos tremores de 8.1 de magnitude, que atingiram o país na última quinta-feira (7), subiu para 96. Segundo a "France Presse", com informações oficiais, a atualização foi feita após a confirmação de novos óbitos no Estado de Oaxaca. 

O porta-voz da presidência do México, Eduardo Sánchez, confirmou o novo balanço logo depois que o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, informou a uma emissora de televisão local sobre as novas vítimas no Estado.

"Estamos unidos para enfrentar essa crise humanitária", disse Murat enquanto lembrava que um milhão de pessoas no Estado precisam de comida, água, eletricidade e auxílio na reconstrução de moradias.

Leia mais
Solução para o abastecimento · 12/09/2017 às 09h50

Novos poços tubulares vão reforçar abastecimento em Pedro II


Compartilhar Tweet 1



A fim de discutir a solução para o abastecimento em Pedro II, que está comprometido devido ao baixo volume de águas do Açude Joana e do Rio Corrente, o secretário de Governo, Merlong Solano, se reuniu com o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaías; o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim; o prefeito Alvimar Martins; e o deputado estadual Wilson Brandão. O encontro foi realizado nessa segunda-feira (11), na sede da Agespisa.

De acordo com Merlong Solano, a boa notícia é que, na próxima quarta-feira (13), mais dois poços tubulares serão colocados em operação no município. “Com isso, serão injetados mais 42 mil litros de água por hora na rede de abastecimento, que, somados aos 50 mil litros por hora já distribuídos, vão incrementar o fornecimento em Pedro II”, informou o gestor.

O Secretário de Governo reconheceu que a medida ainda não será capaz de resolver 100% a crise hídrica no município, por isso, o governo está tomando outras providências, como a perfuração de novos poços e a conscientização da população para a importância de não desperdiçar água.

Leia mais
Tendência da Bolsa · 12/09/2017 às 09h42

Bolsa: Ganhos com ações devme desacelerar este ano41


Compartilhar Tweet 1



Analistas projetam que a Bolsa continuará sua tendência de alta, o que significa que ainda dá tempo para investir em ações. Eles destacam, entretanto, que o rendimento para os próximos 12 meses deve ser inferior ao registrado nos últimos 12. "A tendência (de alta) não deve se reverter no curto prazo", diz André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos. Perfeito destaca que, também nos últimos 12 meses, o Ibovespa avançou mais que os índices de bolsas de países como China (11,73%) e Índia (10,7%).

Leia mais
R$ 22,7 bilhões em débitos · 11/09/2017 às 15h52

Receita Federal notifica micro e pequenas empresas devedoras


Compartilhar Tweet 1



A Receita Federal vai notificar, nesta terça-feira (12/09), mais de 556 mil micro e pequenas empresas devedoras de R$ 22,7 bilhões em débitos previdenciários e outras dívidas. Serão disponibilizados, no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), os Atos Declaratórios Executivos (ADE), que notificarão os optantes pelo Simples Nacional de seus débitos previdenciários e não previdenciários, com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

A Receita alerta que “as microempresas e empresas de pequeno porte devem ter atenção para não serem excluídas de ofício do regime tributário simplificado e diferenciado favorecido pelo Simples Nacional por motivo de inadimplência”.

A contar da data da ciência do ADE de exclusão, o contribuinte terá um prazo de 30 dias para a regularização da totalidade dos débitos à vista, em parcelas ou por compensação.

Leia mais

Compartilhar Tweet 1



Três escolas da rede municipal de ensino da capital receberão a visita da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) nesta semana, começando nesta segunda-feira (11/09), às 15h, pela Escola Municipal Professor José Camilo da Silveira Filho, localizada no Loteamento Planalto Uruguai, Vale Quem Tem, zona Leste da cidade.

As visitas fazem parte do projeto Ensaio Aberto. A ideia é realizar um concerto didático, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecer os instrumentos, interagir com o maestro e os músicos, escutarem clássicos da música erudita e regional, entre outras possibilidades.

“Essa atividade é de extrema importância por oferecer o conhecimento cultural através da música. Uma proposta inovadora, que vai nos permitir tocar no emocional dos alunos e quando isso ocorre, os resultados fluem melhor e com mais facilidade” diz Eliane Santos, coordenadora das Escolas de Tempo Integral.

Mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), a Orquestra Sinfônica vai às escolas numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), que, por sua vez, fez a seleção de três escolas que serão visitadas nesta edição. As unidades escolhidas são de tempo integral. Além da escola de hoje, também receberão o concerto didático a Escola Municipal Areolino Leôncio da Silva (localizada comunidade Boquinha, na zona Rural) e a Escola Municipal Eurípedes de Aguiar (bairro Marquês), na quarta (13) e na sexta-feira (15), respectivamente.

 

Leia mais
Vídeo impressionante · 11/09/2017 às 11h39 | Última atualização em 11/09/2017 às 12h23

Nasa mostra passagem do Furacão Irma pelo Atlântico


Compartilhar Tweet 1



A NASA publicou em sua conta no Twitter um vídeo impressionante que permite repassar os últimos dias do percurso do furacão Irma em apenas 30 segundos.

O vídeo reflete a trajetória do furacão até às ilhas do Caribe, assim como sua chegada ao território norte-americano em 10 de setembro.

No domingo passado, a parede norte do olho do furacão devastador Irma atingiu as Florida Keys (um arquipélago composto por cerca de 1700 ilhas no Sudeste dos Estados Unidos). O ciclone, que era da categoria 4, com ventos constantes que atingiam 210 km/h, provocou chuvas intensas e inundações graves.

Leia mais
VERBO SOLTO · 11/09/2017 às 11h09 | Última atualização em 11/09/2017 às 11h38

Em clima de 'festa de família', Gil diz que Temer já está fora


Compartilhar Tweet 1



Aos 75, Gilberto Gil comemorou os 40 anos do seu clássico álbum "Refavela" em clima de festa de família, como se convidasse as milhares de pessoas que foram ao Sesc Itaquera, em São Paulo, neste domingo (10) para uma confraternização na casa dos Gil. Onde mais, afinal, se veria o vovô Gil interpretar o super-herói 'Pum de Pizza' para o neto Dom?

"Eu faço esse personagem para os meus netinhos", disse Gil, fazendo pose "assustadora" e voz grossa -mais de vilão que de herói- enquanto o pequeno Dom, 5, se escondia atrás da mãe. "Ele vem aos domingos, depois da pizza. E enche a cidade de gases nocivos se a criança não fizer o dever de casa, nem respeitar o papai e a mamãe."

O clima familiar, no quinto do show da turnê "Refavela 40", era inevitável. Dividiam o palco com o cantor e compositor baiano, filho, filha, nora, neto e outros "filhos adotivos" (a mulher estava nos bastidores). E foram de Bem Gil, guitarrista que produz o novo disco de inéditas do pai, a ideia e a direção do espetáculo que celebra o álbum.

Segundo disco da trilogia "Re", formada também por "Refazenda" (1975) e "Realce" (1979), "Refavela" foi inspirado por uma viagem de Gil para um festival de cultura na Nigéria naquele mesmo 1977. Com uma mistura de influências da música africana, samba, blocos afros, reggae e funk, o álbum celebra "um novo sentimento em relação à força da cultura negra".

Leia mais

Durante três dias, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), por meio da Diretoria de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo (Deac), promoveu, no pátio da Seduc, a Feira Estadual da Economia Solidária, com exposições de empreendimentos de microempreendedores da capital e cidades do interior do estado.

No total, 34 expositores mostraram produtos de artesanato em tecido, cerâmica e madeira, além de gastronomia, vestuários, e artigos recicláveis. Para Margô, a feira foi uma oportunidade para divulgar o trabalho com bolos e biscoitos caseiros. “Já tinha participado de outras feiras, mas nenhuma como a Economia Solidária. Aqui, eu pude divulgar e enaltecer o meu trabalho, só tenho a agradecer a organização pelo belo evento”, afirmou a empreendedora.

Para Marilene Aguiar, diretora da Deac, os objetivos corresponderam além das expectativas. “Avalio com saldo muito positivo, uma geração de renda boa que movimentou empreendimentos que não eram notados e sem oportunidades de mostrar seus talentos. Tivemos segurança no planejamento que organizamos, por isso foi um sucesso”, pontuou Aguiar.                     

Leia mais

Compartilhar Tweet 1



Reunindo bailarinos de todo país a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves está com as inscrições abertas para a 20ª edição do Festival de Dança de Teresina. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de setembro. O evento acontece de 12 e 15 de outubro no Theatro 4 de Setembro.

As inscrições devem ser realizadas até na sede da FCMC, ou via postal, no endereço Rua Félix Pacheco, 1440 - Centro, Teresina - PI - CEP: 64001-160. Neste último, vale a data da postagem. Além da ficha de inscrição devidamente preenchida de forma individual, para cada coreografia (que será acompanhada da lista completa do elenco), deverá ter cópia do Registro Geral (Carteira de Identidade) ou Certidão de Nascimento, pagamento da taxa de inscrição, DVD com gravação da coreografia inscrita para análise da Comissão Organizadora.

O festival é aberto a bailarinos, escolas e grupos de danças de todos os estados do Brasil Os resultados dos selecionados serão divulgados no dia 18 de setembro na sede da FCMC e nos sites: portalpmt.teresina.pi.gov.br e fcmc.teresina.pi.gov.br .

De acordo com a coordenadora de dança da FCMC, Marinalva Gamosa, o evento é mais uma oportunidade para os grupos mostrarem seu trabalho. "É um festival de grande importância para nossa cidade, para nosso bailarinos mas também para muitos profissionais de fora. Nosso palco, acaba sendo porta para eles mostrarem seus trabalhos e talento", disse.

Leia mais
Cidadãos Brasileiros · 11/09/2017 às 10h06 | Última atualização em 11/09/2017 às 10h08

Caribe: Após furacão, avião fará resgate de 65 brasileiros


Compartilhar Tweet 1



O governo brasileiro prepara um plano de remoção para retirar 32 cidadãos brasileiros que estão na ilha de Saint Martin, no Caribe, após a passagem do furacão Irma pela região deixar ao menos 27 mortos em cinco ilhas. Neste domingo (10), o Irma perdeu a força e atingiu a Flórida , deixando mais três mortos.

Ao todo, 65 cidadãos do país que estão no Caribe são monitorados pelo Ministério das Relações Exteriores, que também trabalha com o governo do Reino Unido para resgatar os brasileiros que estão em territórios britânicos na região.

Os brasileiros sob atenção consular estão localizados nas Ilhas Virgens Britânicas (22 pessoas), em Turks e Caicos (11) e na ilha de Saint Martin (32), território de 87 km2 que pertence parte à França e parte à Holanda e que foi um dos mais devastados pelo Irma.

Segundo o Itamaraty, eles foram deslocados para abrigos, como a maioria das populações locais -as administrações das ilhas não fazem distinção entre locais e turistas ao prestar socorro. Alguns já teriam sido incluídos em planos de remoção executados por França e Holanda.

Na próxima terça (12), o governo enviará um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Saint Martin, onde as condições meteorológicas melhoraram. Em Tortola (Ilhas Virgens britânicas) o aeroporto ainda não apresentava condições de pouso até o início da noite deste domingo.

Leia mais
No Parque Estação Cidadania · 11/09/2017 às 09h52 | Última atualização em 11/09/2017 às 10h34

Caminhada pela valorização da vida reúne várias pessoas


Compartilhar Tweet 1



A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, realizou ontem, 10, ato alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento aconteceu no Parque Estação Cidadania e reuniu mais de 100 pessoas para uma caminhada e roda de conversa.

A atividade de prevenção ao suicídio conta com a parceria de todos os hospitais da rede municipal. Além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), e colaboradores voluntários. O objetivo é conscientizar sobre o suicídio e suas formas de prevenção.

“Foi um momento bom para refletirmos e chamarmos a atenção do público presente com cartazes relativos ao tema prevenção ao suicídio e distribuindo material informativo”, explica Marlene Moura Fé, diretora Do Hospital da Primavera e uma das organizadoras do ato.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.

Após a caminhada no Parque da Cidadania e um abraço coletivo, foi realizada uma roda de conversa coordenada por psicólogos da rede de atenção psicossocial do município, onde foram discutidos onde pedir ajuda em caso de ideação suicida e como ajudar a pessoa com essa ideação.

Leia mais
Para jovens entre 18 e 29 anos · 11/09/2017 às 08h36

Semjuv lança curso de capacitação para trabalho com energia solar


Compartilhar Tweet 1



A abertura do mercado de energia solar em Teresina é uma vertente que ganhará força com o projeto Solaris, planejado e executado pela Secretaria Municipal de Juventude. É através desse projeto que 60 jovens serão capacitados para construírem e procederem a manutenção das placas que transformam a energia solar em elétrica. Segundo o secretário da Semjuv, Zé Filho, é uma oportunidade para que os jovens possam adentrar ao mercado de trabalho.

O edital, que deverá ser lançado em breve, prevê inicialmente a formação de duas turmas, cada uma com 30 alunos, com aulas teóricas e práticas. O curso é inédito na capital e permitirá uma oportunidade para que os jovens sejam inseridos em um mercado que cresce mundialmente. "Esse curso vai oferecer uma grande oportunidade a essa população. É um mercado que está se expandindo e a intenção é fazer uma capacitação de qualidade para que esses jovens possam ser imediatamente empregados no mercado", destaca Zé Filho.

As vagas são destinadas a pessoas com idade entre 18 e 29 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos. As aulas devem começar em outubro e, ao final do curso, os jovens apresentarão a placa que construirão utilizando os conhecimentos adquiridos. Essa placa será instalada no prédio do CEU Norte (Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga) para que forneça parte da energia necessária para o funcionamento do prédio. 

A Prefeitura de Teresina pretende passar a utilizar a energia solar em seus prédios administrativos num projeto a médio prazo e já busca alternativas de financiamento. Esse sistema fotovoltaico com a utilização de energia limpa e renovável é benéfica para o meio ambiente e ainda auxiliará na diminuição dos gastos públicos. 

Leia mais
Para evitar prejuízos na saúde · 11/09/2017 às 08h31

Pediatras orientam creches e escolas sobre uso de medicamentos


Compartilhar Tweet 1



A Sociedade Brasileia de Pediatria (SBP) divulga nesta segunda-feira (11/09) documento com orientações para o uso de remédios em creches e escolas. Segundo os pediatras, a administração de medicamentos por educadores nas instituições de Educação Infantil deve seguir critérios de segurança para evitar prejuízos na saúde e nas atividades pedagógicas das crianças.

O objetivo é evitar o uso inadequado ou a automedicação e promover educação em saúde no ambiente escolar. Se o estado de saúde da criança for bom, de uma maneira geral, ela pode receber a medicação na própria escola, com alguns cuidados, para evitar que sua frequência às aulas fique prejudicada, se assim a instituição permitir.

Os médicos recomendam aos pais que encaminhem sempre à escola ou creche a receita médica e os remédios em suas embalagens originais, identificados com o nome das crianças para evitar enganos. Caso os pais não tenham a receita em mãos, ela poderá ser enviada diretamente pelo médico da criança à escola por fax ou outro meio de comunicação.

Leia mais
Devido à força do tremor · 08/09/2017 às 09h34 | Última atualização em 08/09/2017 às 09h38

Equador evacua ilhas Galápagos por alerta de tsunami após tremor no México


Compartilhar Tweet 1



O governo equatoriano ordenou a evacuação de quatro ilhas em Galápagos, incluindo a maior do arquipélago, Isabela, devido a um alerta de tsunami após o terremoto ocorrido no sul do México, que também foi sentido em países da América Central. As informações são da agência EFE.

A Secretaria Nacional de Comunicação (Secom) informou que, devido à força do tremor no México, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, emitiu um alerta de tsunami para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

O Centro de Operações de Emergência do Equador ordenou a evacuação das populações das ilhas São Cristóbal, Isabela, Santa Cruz e Floreana e determinou pontos de reunião e albergues afastados do litoral.

No caso da ilha Isabela, a maior do arquipélago, haverá evacuação total pela sua situação de impacto do tsunami.

Leia mais
Conheça história · 07/09/2017 às 12h02

Piauiense procura filha que foi dada para adoção há 39 anos


Compartilhar Tweet 1



Lídia Josefa de Jesus de 63 anos, natural de Vila Nova do Piauí procura a filha Janaína de 39 anos. Janaína foi dada para adoção ainda bebê para uma senhora natural de Fronteiras conhecida apenas por Francisca. Dona Lídia teve um único contato com a filha no ano de 1994, quando Janaína já tinha 16 anos. O encontro aconteceu no hospital de Fronteiras, na ocasião à senhora não se encontrava bem de saúde e a filha fez uma visita à mãe biológica.

Há informações que Janaina e sua mãe adotiva moravam em Fronteiras, mas atualmente  residem em Fortaleza. A mãe biológica procurou por varias vezes se informar sobre a filha através de parentes e pessoas conhecidas em Fronteiras, mas não obteve sucesso nas suas buscas, as pessoas dizem apenas que não sabem informar.

Dona Lídia é moradora da Localidade São João no município de Vila Nova do Piauí, e se encontra com problemas de saúde, já é bem idosa, ela disse que quer muito reencontrar a filha Janaina “não podia criar minha filha por falta de condições, queria revê-la e manter contato, quando ela me visitou no hospital ela falou que também gostaria de conhecer os dois irmãos, e ela também tem três sobrinhas” mencionou a idosa.

A senhora de 63 anos faz um apelo, para que se alguém souber de algo levem essa mensagem até a filha, que viu apenas uma vez aos 16 anos de idade e não teve mais notícias, “Peço que se alguém conhecer ou tiver alguma informação entre em contato e nos informe. Se for do desejo dela, quero revê-la e toda a família deseja conhece-la” falou Lídia.

Leia mais

Compartilhar Tweet 1



A consulta pública para tratar de alterações no Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) terminará nesta sexta-feira (08/09), às 18h. Aberta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a consulta tem como foco as atribuições e a composição do comitê, órgão multissetorial responsável pelo estabelecimento das diretrizes do setor, bem como pela promoção de estudos e padrões técnicos para segurança e serviços de internet; recomendação de procedimentos e padrões técnicos e promoção de programas de pesquisa e desenvolvimento.

As contribuições podem ser feitas por meio da internet. A partir delas, o governo pretende atualizar o Decreto 4.829, de 3 de setembro de 2003, que estabelece a estrutura para a governança da internet no Brasil, “a fim de promover seu fortalecimento para apoio às transformações geradas pela era digital”, conforme destaca o texto de apresentação da consulta. Para colher as contribuições de organizações e cidadãos, os questionamentos foram organizados em quatro eixos: competências; transparência; composição e eleições e mandatos.

No eixo competências, questiona-se se é preciso atualizá-las e quais formas podem ser adotadas para concatenar esforços entre estratégias e atividades operacionais. No da transparência, poderão ser propostas medidas sobre o acompanhamento público e a publicidade conferida às decisões do comitê, a exemplo do estabelecimento de audiências e de outras formas da participação social. Quanto à composição, o ministério manifestou, nos textos que embasam a consulta, preocupação com a “adequada representação dos diferentes setores que integram a cadeia de valor da internet no Brasil e o equilíbrio entre os setores representados”. A consulta também abre espaço para redefinição das categorias setoriais existentes; fim da reeleição e alteração dos critérios de participação das entidades no processo eleitoral.

Leia mais
Apostas terminam hoje (06) · 06/09/2017 às 17h08

Lotofácil vai pagar prêmio de R$ 80 milhões nesta quinta-feira (07)


Compartilhar Tweet 1



As apostas para a Lotofácil da Independência podem ser feitas até as 19h deste quarta-feira (06/09). O prêmio de R$ 80 milhões, do concurso 1557, será sorteado nesta quinta-feira (07/09), a partir das 9h, no Caminhão da Sorte da Caixa, no Parque da Independência, em São Paulo.

Para levar a bolada, é preciso acertar os 15 números da Lotofácil. O prêmio não acumula. Se ninguém acertar as 15 dezenas, o prêmio será dividido entre os acertadores com o maior número de dezenas. 

Para jogar na Lotofácil da Independência, basta marcar de 15 a 18 números dentre os 25 disponíveis no volante, ou deixar o sistema escolher. Ganha quem tiver 11, 12, 13, 14 ou 15 acertos.

Leia mais
Para ser encaminhada a Capes · 06/09/2017 às 14h33

Uespi e UCB discutem doutorado para várias áreas


Compartilhar Tweet 1



O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí, Geraldo Luz, e os docentes do curso de Educação Física dialogaram com o coordenador de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Daniel Boulassa, sobre  o programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) para docentes das áreas da Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Pedagogia, na manhã desta quarta (6).

Segundo o pró-reitor, Geraldo Luz, a partir da discussão de hoje será elaborado uma proposta de Dinter para ser encaminhada a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “O nosso objetivo é atingir as metas de políticas institucionais voltadas para a qualificação docente”, declara. O Dinter viabiliza a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes das Instituições de Ensino Superior.

Leia mais
Referente ao mês de agosto · 06/09/2017 às 11h58

Prazo para pagamento do eSocial termina nesta quarta-feira (06)


Compartilhar Tweet 1



Termina, nesta quarta-feira (06/09), o prazo para os empregadores domésticos realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a agosto. O documento reúne, em uma única guia, as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas pelos empregadores referentes aos trabalhadores domésticos.

Leia mais
Alguns trechos vazaram · 06/09/2017 às 11h34

Supremo Tribunal Federal divulga conteúdo dos áudios da JBS


Compartilhar Tweet 1



O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou há pouco a íntegra dos áudios entregues por advogados da JBS à Procuradoria-Geral da República (PGR). O conteúdo das gravações traz evidências de informações que foram omitidas pelos delatores durante as investigações no âmbito da Operação Lava Jato.

A suspeita de omissão foi divulgada na última segunda-feira (4) pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Em pronunciamento, Janot informou que o fato pode levar à revisão ou até mesmo anulação do acordo de delação premiada que foi firmado com Joesley Batista e outros executivos da JBS. A suspensão dos benefícios, no entanto, não deve invalidar as provas já coletadas no processo, segundo o procurador.

Alguns trechos dos áudios da conversa já foram divulgados pela revista Veja. Na conversa gravada entre Joesley Batista e Ricardo Saud, os executivos dão evidências de irregularidades que teriam sido cometidas por autoridades da PGR e do STF.

Leia mais
52 cirurgias programadas · 06/09/2017 às 11h12

HGV faz mutirões cirúrgicos no feriado e sábado (9)


Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, e no sábado (9), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza mutirões de cirurgias nas especialidades de ortopedia e ginecologia. Estão programados 52 procedimentos especializados durante as duas ações, sendo 30 ortopédicos, no feriado, e 22 ginecológicos, no fim de semana.

Em ortopedia, a ação será concentrada em intervenções para colocação de próteses e tratamento de lesões de quadril, joelho, tíbia, fêmur, punho, dentre outras. Além de pacientes eletivos do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde, também serão atendidos pacientes da urgência.

Já, em ginecologia, haverá procedimentos como setorectomia (esvaziamento ganglionar), miomectomia (retirada de mioma), histerectomia (remoção do útero), colpoperinoplastia anterior e posterior (cirurgia plástica corretiva vaginal e do períneo), retirada de ovário e de cisto vaginal.

Leia mais