Após rebelião no presídio -

Sem visitas, parentes dos presos da Custódia se revoltam e PM intervem

Iniciada por volta das 4h da manhã desta segunda (14), a rebelião na Casa de Custódia foi controlada. Houve a confirmação de feridos, sendo um com mais gravidade, encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina. Os demais estão recebendo atendimento no local.

Em virtude da suspensão das visitas, familiares interditaram a BR 316 com pneus e galhos e atearam fogo, apagado por uma equipe do Corpo de Bombeiros que se encontra no local. Parentes do presos permanecem em frente à Casa de Custódia, onde houve um princípio de tumulto no momento em que policiais da Força Tática apreendeu rojões que estavam em poder de familiares de presos. Os fogos estavam sendo disparados contra o presídio.

A OAB está no local juntamente com membros da Defensoria Pública. De acordo com agentes que se encontram na parte externa, em greve, houve fuga, não se precisando ainda de quantos presidiários.

A greve, iniciada na manhã de hoje (14) pelos agentes penitenciários, foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Piauí .A decisão foi deferida pelo desembargador Francisco Lopes e Silva Neto, ainda no sábado (12), após ação da Procuradoria Geral do Estado, e pede a imediata suspensão da greve, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O vice-presidente do sindicato da categoria, Kleiton Holanda, afirmou ao 180graus que o governador "rasgou os acordos firmados com a categoria', pois ao assumir o governo, na primeira atualização salarial de maio, que deveria ser de doze por cento, o estado impôs a parcela de seis por cento mas ofereceu outras garantias através de acordo firmado e assinado pelos secretários que representavam o governo e que no entanto, ressalta, até agosto teriam que ser cumpridas aquelas pautas, no entanto não se avançou, apenas uma parte.

Outro percentual de treze por cento, estaria sendo imposto mais uma vez, no mês de novembro, com parcelamento de seis e meio por cento agora e seis e meio por cento para o ano que vem, apresentando um segundo acordo, que teria que ser cumprido até dia trinta de novembro e não foi cumprido integralmente . Por conta disso, a categoria se sentiu lesada, sentindo-se no direito de se manifestar e entrado em greve por tempo indeterminado.

Carlos Eugênio - Direto da Casa de Custódia

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco