Semec -

Teresina ocupa lugar de base para o Programa Educação Infantil 100% Inclusiva

Teresina está sendo ponto de interseção entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e 66 municípios do Piauí, Maranhão e Ceará quando o assunto é educação para todos. Nesta terça-feira, 29, representantes dos municípios estiveram reunidos no Centro de Formação Odilon Nunes para conhecerem melhor o Programa Educação Infantil 100% Inclusiva.

O programa federal tem o objetivo de promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes que são público-alvo da educação especial nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular e no atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar.

Alunos de zero a três anos

“O foco são alunos de zero a 3 anos, que por algum motivo estão fora da escola”, declara a consultora de Educação Inclusiva do MEC, Mari Zulian. A especialista explica que o diálogo mais próximo com coordenadores de Educação Infantil e Educação Especial pode transformar a realidade principalmente das regiões com maiores dificuldades de oferecer educação de qualidade para essa faixa etária. “A batalha é para que nenhuma criança, com ou sem deficiência, fique fora da sala de aula. Queremos respostas para já”, afirma.

Para atingir os objetivos, o Programa convidou inicialmente secretários de Educação, que aderiram à iniciativa e apoiaram as medidas propostas pelo ministério para a intervenção em seus municípios. O segundo passo aconteceu nesta terça-feira, com a sensibilização de agentes que trabalham diretamente nos setores especializados. Entre as estratégias, estão a aplicação de questionários para identificação de barreiras e a elaboração de um Plano de Atendimento Educacional Especializado, com supervisão do MEC.

Em Teresina, a equipe da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec) coordena os trabalhos junto ao Programa e auxilia na articulação com os educadores dos municípios. Para a coordenadora Teresa Farias, as intervenções serão positivas à medida que atuam dentro da realidade de cada secretaria de Educação, superando as barreiras de cada aluno e trazendo 100% para dentro da escola. “Faremos esse estudo juntos, assim como as ações transformadoras servirão de exemplo para cada uma, derrubando todas as barreiras”, finalizou

Fonte: Semec

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco