Já virou 'adulta' -

'Malhação' comemora 19 anos no ar nesta quinta (24)

Aposta da Globo para cativar o público adolescente, alavancar o horário nobre e servir como celeiro de talentos, "Malhação" está comemorando nesta quinta-feira (24) 19 anos ininterruptos no ar.

A novela foi lançada no ano de 1995, ano em que revelou ou projetou atores como Danton Mello, Carolina Dieckmann e André Marques. Na época, o pano de fundo era uma academia - que deu origem ao nome que é mantido até hoje, mesmo sem menção à academia propriamente dita na maioria das temporadas seguintes.

Sempre moldada em esquema de temporadas (um total de 21 foram produzidas de lá para cá), com aproximadamente 230 capítulos cada, a trama atravessou gerações com abordagens de temáticas relevantes aos jovens, como sexo, drogas, divórcio, irmãos, entre outros.

Vários dos atores que hoje estão no primeiro time da Globo ou de outras emissoras, como a Record, vieram de "Malhação". Cauã Reymond, Humberto Carrão e Guilherme Leicam, hoje consagrados em outros horários, alcançaram destaque graças à trama adolescente. Marjorie Estiano, Bianca Bin, Nathalia Dill e Sophie Charlotte, o mesmo.

Na Record, nomes que estão em seu primeiro time, como Juliana Silveira, Claudio Heinrich, Renata Dominguez, Bárbara Borges, Rafaela Mandelli e Iran Malfitano, assim como seu principal apresentador, Rodrigo Faro, vieram do folhetim global.

"Malhação" também foi responsável por projetar autores. Andrea Maltarolli, uma das responsáveis pela implantação do projeto e falecida em 2009, teve seu primeiro trabalho solo em 2008 com "Beleza Pura" e uma sinopse deixada por ela, "Búu", será adaptada e produzida neste ano.

Cristianne Fridman, hoje na Record, Tiago Santiago, com passagens pela Record e SBT, e Izabel de Oliveira, que emplacará "Geração Brasil" e que foi responsável pelo grande sucesso "Cheias de Charme", vieram de "Malhação".

A volta de atores e autores também não é um fenômeno raro em "Malhação". Paulo Betti, que está na atual temporada como o Caetano, já passou pelo folhetim em outras duas ocasiões (em 2001 e em 2005). Silvia Pfeifer, destaque da primeira temporada, voltou em 2012. José de Abreu passou pela novela em 2005 e em 2010. Fernanda Souza, até 2001, atuou como aluna. Em 2013, ela voltou como madrasta de alunas.

Já a retomada de autores é clara. Uma das autoras da primeira temporada, Patrícia Moretzsohn, é a responsável pela autoria da que está no ar atualmente. Ricardo Hofstetter, Glória Barreto e Emanuel Jacobina foram alguns dos que foram e voltaram.

"Malhação" atualmente atravessa uma fase de baixa audiência. Seus índices, que já chegaram à casa dos 40 pontos, passaram a oscilar nos 15. Várias reformulações foram feitas no decorrer deste tempo. Cenários consagrados, como o colégio Múltipla Escolha e o Giga Byte, foram abolidos e outros foram criados.

No entanto, apesar dos vários rumores de que seu fim possa estar próximo, "Malhação" segue recebendo investimentos na Globo. A função de celeiro de talentos segue consolidada mesmo que seus índices já não sejam os mesmos.

Das temporadas mais recentes, por exemplo, Guilherme Leicam e Juliana Paiva se destacaram e foram promovidos ao horário nobre. Leicam teve destaque na primeira fase de "Em Família" e teve seu contrato renovado. Já Juliana ganhou o papel de protagonista de "Além do Horizonte'.

Seu baixo custo de produção, aliado aos talentos que projeta e o fato de alavancar o horário nobre motivam a emissora a continuar apostando no folhetim.

Prestes a completar 5.000 capítulos, "Malhação" vem sendo exibida de forma ininterrupta. Foram poucos os dias em que sua exibição foi suspensa. No entanto, neste ano, por conta da Copa do Mundo, a trama será interrompida por praticamente um mês. Este será o maior período de hiato do folhetim.

A temporada atual se encerrará no começo de junho, antes do início dos jogos, e retomará quando os mesmos terminarem com uma nova fase, a vigésima segunda.

Fonte: Com informações do NaTelinha

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco