Com 'edições de fim de semana' -

Crise Jornais: MN e O Dia não mais chegarão às bancas aos domingos

Como havia antecipado o 180graus, na última quarta-feira, jornais O Dia e Meio Norte chegaram às bancas neste sábado (28/01) com “edições de fim de semana”, o que reduz para 6 o número de publicações na semana.

Agora o jornal produzido pelas equipes na sexta-feira servirá para o sábado e domingo.

Assim como já acontecia com o Diário do Povo, após mudança no comando do impresso, os jornais não mais chegarão às bancas e assinantes aos domingos, estratégia adotada para redução de custos.

Apesar de ter sido negado pela direção de jornalismo da Rede Meio Norte, a mudança chegou a ser confirmada pelo Sindicato dos Jornalistas do Piauí. Já a direção de jornalismo do Sistema O Dia não comentou o assunto.

APRESENTADORES GANHAM COLUNAS
Também neste sábado o Meio Norte anunciou seis novas colunas no jornal, toda assinadas por jornalistas dos principais programas da emissora. Compõem agora o time de colunistas: Amadeu Campos (Agora); Ananias Ribeiro (Comentarista do Agora); Gilvan Barbosa (Patrulha); Lia Formiga (Espaço Gourmet), Raquel Dias (Super Top); e Virginia Fabris (Gente e Negócios).

EDIÇÕES MENORES
Reduzir o número de edições no fim de semana não é o primeiro tropeço do jornalismo impresso no Piauí, em meio à crise. Cada vez mais as publicações vêm perdendo em conteúdo, como o caso do MN que já reduziu os classificados à páginas internas da edição, e deixou de circular o For Teens - voltado para o público jovem. Diário do Povo já havia aberto mão do Galeria, que voltou após a mudança no comando do jornal.

- For teens:jornal Meio Norte deixa de produzir caderno de temática jovem

SAÍDA DO GRUPO DAMÁSIO
Mudança que, talvez, tenha sido um dos maiores golpes para o próprio Diário do Povo. Antes sob o comando do Grupo Damásio, o jornal conseguiu garantir quase 30 anos de independência jornalistica. Mas manter a publicação dependendo da iniciativa privada, muitas vezes tirando do próprio bolso para manter o impresso nas bancas, virou uma bola de neve em prejuízo.

- Testa de ferro? Quem é o verdadeiro novo dono do Diário do Povo?

Agora o jornal está no comando do publicitário Fábio Sérvio, que ainda não conseguiu afastar de vez os boatos sobre "quem está por trás" de fato da compra do impresso.

- Diário do Povo não tem mais edição de domingo;concorrentes seguirão

O MONSTRO DA CRISE
Mas não é só no Piauí que o jornalismo, em especial o impresso, vem sendo assombrado pelos efeitos da crise. Nesta semana mais de 30 funcionários da Infoglobo foram demitidos, após a decisão de O Globo e Extra reduzirem as equipes. Agora os jornais irão trabalhar com redações unificadas. Tentando ameniza, O Globo negou ao Portal Comunique-se que as demissões estejam relacionadas à crise ou redução de custos. A integração de trabalho entre as duas publicações começará a valer a partir de 1º de fevereiro.

- 'O Globo' e Extra unificam redação e mais de 30 são demitidos

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco