Liberdade de Expressão · 22/09/2017 às 16h00 | Última atualização em 22/09/2017 às 19h48

Jornalista Arimateia Azevedo volta a se referir à censura imposta ao 180 e cita caso célebre


Compartilhar Tweet 1



 

 

O jornalista Arimateia Azevedo, que se manifestou no Portal AZ, em matéria assinada, sobre a censura imposta ao Portal 180graus, voltou a tratar do assunto em sua coluna, que é divulgada no jornal O Dia e no próprio portal de sua propriedade.

Em uma das três notas sobre jornalismo e liberdade de imprensa, o jornalista citou uma célebre decisão de tempos atrás, do então ministro do STJ, Edson Vidigal, que tirou o combativo e experiente profissional da prisão:

“Prender jornalistas; censurar redações; apreender jornais, livros, revistas; tirar rádios do ar, portais ou televisões só configura violação ao direito da sociedade à informação. A sociedade tem o direito de ser bem informada. Se essa informação não é de boa qualidade a própria sociedade a rejeita, a recusa, a condena”.

VEJA TAMBÉM:

- Censura ao 180 graus tem relação com reportagens do Portal AZ

Liberdade de Expressão · 22/09/2017 às 13h39 | Última atualização em 22/09/2017 às 13h42

Veja as 17 matérias que fizeram com que o Portal 180 fosse censurado pela justiça do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Portal 180 divulga a relação das 17 críticas e ácidas matérias sobre o negócio rentável envolvendo dinheiro público que movimentaria R$ 100 milhões no apagar das luzes do governo Zé Filho, no ano de 2014, através da suposta construção de inúmeras estradas vicinais.

As matérias são assinadas pelo titular do Blog Bastidores, do 180, e fala de um grupo de empresários, ex-gestores do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), ex-diretores do órgão, políticos, engenheiros e técnicos, que ou são investigados, ou são suspeitos.

CLIQUE, LEIA A MATÉRIA E TENHA ACESSO À LISTA DE PUBLICAÇÕES

- Veja as 17 matérias que fizeram com que o Portal 180 fosse censurado pela justiça do Piauí

Em manchete do Portal AZ · 22/09/2017 às 13h05 | Última atualização em 22/09/2017 às 13h15

Jornalista Arimateia Azevedo expõe a verdade ao tratar de censura ao Portal 180graus


Compartilhar Tweet 1



O jornalista Arimateia Azevedo fez publicar na manchete do seu Portal, o AZ, matéria titulada "Censura ao 180 graus tem relação com reportagens do Portal AZ", onde afirma que o fim da censura ao Portal 180graus imposta pela juíza Lygia Sampaio é uma vitória de toda a imprensa piauiense. 

A censura foi derrubada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

O 180 estava sob censura judicial a pedido do empresário Gustavo Macedo, investigado no âmbito do que ficou conhecido como Caso Idepi.

A matéria assinada pelo jornalista Arimateia Azevedo também parte ao meio a narrativa jurídica criada pelo empresário e a mulher para tentar criminalizar o titular do Blog Bastidores. 

Clique e leia matéria completa Portal AZ

Liberdade de Expressão · 22/09/2017 às 11h50 | Última atualização em 22/09/2017 às 14h37

Jornalista Allisson Paixão destaca no Portal OitoMeia o fim da censura imposta ao Portal 180graus


Compartilhar Tweet 1



 

O jornalista Allisson Paixão, editor-executivo do Portal OitoMeia, repercutiu a decisão do ministro Edson Fachin de suspender a censura imposta pela juíza Lygia Sampaio ao Portal 180graus, a pedido do empreiteiro Gustavo Macedo.

"Mérito do advogado Wilson Gondim, à frente da ação de reclamação a favor de seus clientes, o jornalista Rômulo [Rocha] e o Portal 180graus. 'Com essa decisão, a Suprema Corte reestabelece a ordem constitucional quando desconstitui decisão com nítido ato censório que maculava a democracia ao impedir um meio de comunicação de divulgar fatos de interesse público', afirmou Gondim", destaca o portal.

Leia a matéria completa no Portal OitoMeia

STF dá razão ao portal 180graus e põe fim à “censura” imposta pela Justiça do Piauí

Dinheiro Público · 21/09/2017 às 16h05 | Última atualização em 21/09/2017 às 20h57

Jornalista Marcos Melo manifesta interesse no Caso Idepi em meio a repercussão


Compartilhar Tweet 1



O diretor do Portal Política Dinâmica, jornalista Marcos Melo, manifestou interesse em passar a cobrir o Caso Idepi.

Ao tratar sobre a derrubada da censura pelo ministro Edson Fachin, imposta ao Portal 180 pela juíza Lygia Sampaio, Melo disse que a briga não era do 180, era do jornalismo como um todo.

 

 

Liberdade de Expressão · 21/09/2017 às 15h24 | Última atualização em 21/09/2017 às 15h47

Presidente do Sindicato dos Jornalistas se manifesta sobre a derrubada da censura ao Portal 180


Compartilhar Tweet 1



O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí (SINDJOR), José Olímpio Leite de Castro, se manifestou a respeito da decisão do ministro relator da Lava Jato, Edson Fachin, que cassou os efeitos da decisão liminar de autoria da juíza Lygia Sampaio.

Segundo José Olímpio, "como já havia dito antes, esse tipo de ação não prospera nos tribunais superiores, especialmente no STF, onde há o entendimento de que censurar jornalistas ou veículos de comunicação é atentar contra a democracia".

 

Liberdade de Expressão · 21/09/2017 às 15h17 | Última atualização em 21/09/2017 às 15h32

Conjur destaca derrubada da censura imposta ao 180: “para Fachin foi um nítido ato censório”


Compartilhar Tweet 1



O site Consultor Jurídico repercutiu decisão do ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que cassou os efeitos da liminar da juíza do 3º Cartório Cível de Teresina, Lygia Sampaio. A magistrada mandou censurar o Portal 180graus a pedido do empreiteiro Gustavo Macedo e da sua construtora, a Caxé.

O Conjur destaca que “para o ministro Fachin, a juíza não justificou de forma adequada a medida extrema de determinar que reportagens sejam apagadas que se deixe de escrever notícias. O julgador ressaltou que a decisão foi ‘flagrantemente incompatível’ com as interpretações dadas pelo STF aos preceitos da liberdade de imprensa”.

A matéria também destacou fala do advogado Wilson Gondim. "Com esta decisão, a Suprema Corte restabelece a ordem constitucional quando desconstitui decisão com nítido ato censório que maculava a democracia ao impedir um meio de comunicação de divulgar fatos de interesse público", disse. 

- Clique e leia matéria completa....

Liberdade de Expressão · 21/09/2017 às 11h01 | Última atualização em 21/09/2017 às 11h06

Ministro do STF derruba a censura imposta por juíza do Piauí ao Portal 180graus


Compartilhar Tweet 1



A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É MAIOR

Não podia ser mais simbólica e expressiva, já que o Portal 180graus escreve sobre um amplo caso de suposta corrupção no Piauí, que movimentaria R$ 100 milhões no apagar das luzes do governo Zé Filho, em 2014 - portanto, um ano eleitoral, em que o candidato à reeleição foi derrotado -, do que o fato de ter sido o relator da Lava Jato (o maior caso de corrupção do país, em uma aula de Direito Constitucional e defesa de Liberdade de Expressão, que engloba a de imprensa), a impedir que o meio de comunicação continuasse sob censura judicial.

Clique e leia matéria completa

 

Um município nau à deriva · 19/09/2017 às 09h58 | Última atualização em 19/09/2017 às 11h39

Jeitinho: há suspeitas de que médicos do PSF são usados em hospital do município de Dirceu Arcoverde


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Dirceu Arcoverde, Carlão do Feijão
  O prefeito de Dirceu Arcoverde, Carlão do Feijão (Foto: Divulgação)

O vereador Rodolfo Segundo, o Rodolfinho, foi informado por funcionários municipais da área da Saúde do município de Dirceu Arcoverde, que a Unidade Mista de Saúde Dr. Raul Antunes de Macedo, que é do estado e está sendo administrada pelo município, funcionária junto ao posto de saúde Tia Gina, do Programa Saúde da Família, o que seria proibido por lei. 

Segundo o vereador, o prefeito estaria a fazer isso para cortar gastos.

Há suspeitas de que médicos do PSF estão sendo usados para suprir a demanda que seria do Hospital de Dirceu Arcoverde. 

Ainda segundo as informações repassadas, o município aguarda a fiscalização nos próximos dias, em virtude disso, escalas falsas de médicos estariam em vigor para ludibriar os técnicos, informa o parlamentar.

Caso sob investigação · 19/09/2017 às 09h11 | Última atualização em 19/09/2017 às 09h16

Farra das Bolsas: até integrantes do Sarau da UESPI recebem bolsa do PARFOR


Compartilhar Tweet 1



Que a Polícia Federal foi escalada para investigar como tantas bolsas provenientes de recursos federais foram, assim, meio que cair em alguns colos, ultrapassando cerca de 1.000 suspeitos beneficiados, é fato.

Tão fato quanto o caso concreto vivenciado pelo sarau da instituição de ensino superior estadual. O grupo é formado por três integrantes que não possuiriam currículo na Plataforma Lattes, como manda o regramento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Portanto, não se sabe em que o trio é realmente formado; muito menos se tem conhecimento de que participaram de algum edital ou se tem vínculo com a instituição, como também exigem as regras vigentes do programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

- Veja os nomes e a matéria completa

Verba Carimbada · 19/09/2017 às 08h47 | Última atualização em 19/09/2017 às 17h53

Cármen Lúcia suspende decisão que bloqueou Fundeb para pagar advogados


Compartilhar Tweet 1



Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia
  Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia (Foto: STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, suspendeu os efeitos de uma decisão de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que havia determinado o bloqueio na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pertencente ao município de Marituba, no Pará, para pagamento de honorários advocatícios. 

Segundo a decisão da ministra, com base no que informou a página do Supremo, "as transferências efetuadas pela União relativas ao Fundeb não se prestam ao pagamento de dívidas que não tenham relação com a manutenção e o desenvolvimento do ensino para a educação básica".

Evento será na FGV · 18/09/2017 às 14h29 | Última atualização em 18/09/2017 às 17h56

Artigo 19 lança relatório sobre julgados dos tribunais tratando da Lei de Acesso à Informação


Compartilhar Tweet 1



Foto: Reprodução / Artigo 19
  Foto: Reprodução / Artigo 19

No próximo dia 28, a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, será sede do evento de lançamento do relatório “A Lei de Acesso à Informação nos Tribunais Brasileiros”.

A publicação é de autoria da ARTIGO 19 - entidade que defende a liberdade de expressão no Brasil.

Segundo a Ong, o "relatório analisa como os principais tribunais de Justiça do país vêm julgando casos relativos à Lei de Acesso à Informação (LAI)".

O evento também é organizado pelo Programa de Transparência Pública, da FGV.

Clique e leia matéria completa

Procuradora-Geral da República · 18/09/2017 às 13h00 | Última atualização em 18/09/2017 às 13h33

Raquel Dodge, citando o Papa : "o corrupto não se deixa questionar por nada nem por ninguém"


Compartilhar Tweet 1



"O Papa Francisco nos ensinou que 'a corrupção não é um ato, mas uma condição, um estado pessoal e social, no qual a pessoa se habitua a viver. O corrupto está tão fechado e satisfeito em alimentar a sua autossuficiência que não se deixa questionar por nada nem por ninguém. Construiu uma autoestima que se baseia em atitudes fraudulentas: passa a vida buscando os atalhos do oportunismo, ao preço de sua própria dignidade e da dignidade dos outros... A corrupção faz perder o pudor que protege a verdade, a bondade e a beleza'". 

- Da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em discurso de posse, ao citar trecho do livro Em Nome de Deus é Misericórdia, do Papa Francisco.

VEJA MAIS:

Nova Procuradora-Geral da República e a defesa da Liberdade de Expressão

Sobre as liberdades · 18/09/2017 às 12h45 | Última atualização em 18/09/2017 às 13h13

Nova Procuradora-Geral da República e a defesa da Liberdade de Expressão


Compartilhar Tweet 1



"Sob a Constituição de 1988, a Nação Brasileira tem escolhido construir sua história valorizando a liberdade de expressão e de reunião, apreciando a democracia, repudiando a corrupção e pedindo o reconhecimento de seus direitos" 

- Raquel Dodge, procuradora-geral da República (Foto: Agência Brasil).

VEJA AINDA:

Raquel Dodge, citando  o Papa : "o corrupto não se deixa questionar por nada nem por ninguém"

A obra vai sair do papel? · 17/09/2017 às 22h41 | Última atualização em 18/09/2017 às 09h41

Licitação milionária para a Vila Olímpica de Parnaíba deve ocorrer nessa segunda


Compartilhar Tweet 1



R$ 19 MILHÕES

Está prevista para ocorrer nesta segunda-feira (18) a licitação para contratação de empresa de engenharia que construirá uma das obras que se tornou um dos maiores elefantes brancos do Piauí: a Vila Olímpica de Parnaíba. 

O órgão responsável é a FUNDESPI.

O caso envolvendo essa obra e os desvios existentes levaram inúmeros integrantes dessa fundação a serem condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O custo exato da Vila Olímpica é de R$ 19.137.675,58.

Farra das Bolsas · 17/09/2017 às 21h37 | Última atualização em 17/09/2017 às 21h39

UESPI: Há dúvidas sobre a lisura de pagamento efetuado pela FACIME a ‘bolsista'


Compartilhar Tweet 1



Outros recebimentos que vêm chamando atenção e podem entrar no radar de investigadores diz respeito ao pagamento de R$ 10.440,00 a Joilson Oliveira Costa por apoio superior às residências médicas na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) nos meses de março, abril, maio, junho e julho de 2014. O beneficiado não seria médico, nem teria vínculo com a instituição de ensino.

Segundo seu currículo na plataforma Lattes, Costa estaria com a “graduação em andamento em Administração/FGV” e há a indicação da “Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí, Novafapi, Brasil”.  Referência, ano 2008.

Uma curiosidade é que os valores recebidos por Joilson Oliveira Costa coincidem com o período em que o professor Paulo Henrique da Costa Pinheiro, ex-homem forte da gestão comandada pelo reitor Nouga Cardoso Batista, foi diretor da FACIME, de março a julho de 2014.

Clique e leia matéria completa

Liberdade de Expressão · 15/09/2017 às 11h03 | Última atualização em 15/09/2017 às 11h25

Vice-presidente da entidade que protestou contra censura ao 180 é o repórter da GLOBO Vladimir Netto


Compartilhar Tweet 1



 

“A CENSURA É FERIDA DO PASSADO”

A dura nota assinada pela Diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) em apoio ao Portal 180graus e repudiando a censura imposta pela juíza Lygia Sampaio ao meio de comunicação tem como um dos seus membros o repórter da TV Globo Vladimir Netto, autor do livro sobre o juiz federal Sérgio Moro e a Operação Lava Jato (Lava Jato – o juiz Sérgio Moro e Os Bastidores da Operação que abalou o Brasil).

Vladimir Netto é o vice-presidente da ABRAJI, que tem como presidente Thiago Herdy, repórter de política do jornal O Globo.

A diretoria da Abraji, composta por dez membros, conta ainda com ativista anticorrupção, como é o caso do jornalista e advogado Fábio Oliveira.

E vários prêmios Esso de Jornalismo, integrantes da revista Época, CBN, Estadão Dados, além de mestres e ao menos um doutor em comunicação.

Clique e Veja íntegra da nota!

E tome estradas · 15/09/2017 às 10h21 | Última atualização em 15/09/2017 às 14h51

Secretaria do governo fazendo estrada vicinal no Piauí é o que não falta


Compartilhar Tweet 1



MAIS DE R$ 2 MILHÕES

Só nestes últimos dias 14 e 15, a previsão era de realização de no mínimo quatro licitações para a recuperação e a construção de estradas no Piauí.

Duas dessas estradas estão sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo e as outras duas da Secretaria das Cidades. 

Pasta fazendo estrada no Piau é o que não falta.

O valor total delas é de R$ 2.099.756,05.

 

Liberdade de Expressão · 15/09/2017 às 10h05 | Última atualização em 15/09/2017 às 10h08

Blog de Pernambuco também repercutiu censura ao Portal 180graus


Compartilhar Tweet 1



 

O blog pernambucano assinado por Henrique Barbosa também repercutiu a censura imposta pela juíza Lygia Sampaio ao Portal 180graus a pedido de um empreiteiro investigado em um amplo esquema de estradas vicinais no Piauí – o Caso Idepi.

O blog republicou a nota da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI).

Clique e veja.

 

As trevas da ignorância · 15/09/2017 às 08h29 | Última atualização em 15/09/2017 às 14h51

Movimento Brasil Livre atuou em prol da censura a uma mostra de arte em Porto Alegre


Compartilhar Tweet 1



Eles trabalharam em prol da Censura e da Escuridão

O Movimento Brasil Livre atuou para por abaixo uma exposição de arte em Porto Alegre por não concordar com o conteúdo exposto, numa espécie de implicância com a arte só porque não podia compreendê-la. 

A mostra do Queermuseu, do Santander, tinha 263 peças, mas foi encerrada antes.

Confundiram com uma apologia à Zoofilia e à Pedofilia.

Ah, a ignorância!

 

Liberdade de Expressão · 14/09/2017 às 22h15 | Última atualização em 14/09/2017 às 22h19

Jornal da Causa Operária cita censura imposta por juíza ao Portal 180graus


Compartilhar Tweet 1



O Jornal da Causa Operária citou a censura imposta pela juíza Lygia Sampaio ao Portal 180graus a pedido de um empreiteiro investigado no Caso Idepi - suposto esquema de estradas vicinais que movimentaria R$ 100 milhões no apagar das luzes do governo Zé Filho.

CLIQUE E LEIA:

- Empreiteira censura, via justiça, sítio de notícias no Piauí

Liberdade de Expressão · 14/09/2017 às 22h06 | Última atualização em 14/09/2017 às 22h10

Revista reforça que censura imposta ao Portal 180graus é "inconstitucional"


Compartilhar Tweet 1



A Revista Pensamento, do Rio Grande do Sul, fez referência em rede social a recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para reforçar que a censura imposta ao Portal 180graus é "inconstitucional".

 

Liberdade de Expressão · 14/09/2017 às 21h57 | Última atualização em 15/09/2017 às 14h57

Censura de Sarney ao Estadão é lembrada em post sobre a censura ao Portal 180


Compartilhar Tweet 1



Uma postagem em rede social da Revista Pensamento, do Rio Grande do Sul, tratando sobre o Farol Jornalismo, a censura judicial imposta ao Portal 180 e a repercussão do caso, lembrou a censura imposta pelo empresário Fernando Sarney, filho do então presidente do Senado, José Sarney, ao Estado de São Paulo.

 

Luz Para Todos · 14/09/2017 às 12h02 | Última atualização em 14/09/2017 às 12h08

Liberação vai permitir continuidade de programa que governos Lula e Dilma não conseguiram concluir


Compartilhar Tweet 1



O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou a liberação do que seria a primeira parcela no valor de mais de R$ 29 milhões para o estado, o que vai possibilitar a continuidade do programa Luz para Todos, que os governo de Lula e Dilma Rousseff não conseguiram concluir.

A previsão é que 2300 novas ligações de energia em regiões que ainda não possuem fornecimento nas residências sejam realizadas.

Estão previstas ainda mais duas parcelas de mesmo valor.

Liberdade de Expressão · 14/09/2017 às 03h27 | Última atualização em 14/09/2017 às 08h27

Site idealizado por prêmio Esso e Abril de jornalismo critica censura ao Portal 180graus


Compartilhar Tweet 1



EM VÍDEO JORNALISTA FALA DE CONSTRUTORA QUE PEDIU CENSURA

Um dos blogs do site Nocaute - idealizado pelo vencedor em três ocasiões do Prêmio Esso e quatro vezes do Prêmio Abril de jornalismo, o jornalista, biógrafo, político e escritor brasileiro Fernando Morais - citou a censura imposta pela juíza do Piauí Lygia Parente ao Portal 180graus, a pedido de um empreiteiro investigado no Tribunal de Contas do Estado do Piauí em um suposto vasto caso de corrupção.

O posicionamento, que também é veiculado em vídeo, é assinado pelo jornalista, professor, apresentador e diretor de televisão brasileiro Gabriel Priolli (foto acima).

A publicação faz referência a uma declaração da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, em recente julgado a favor da liberdade de expressão na mais alta Corte do Judiciário Brasileiro, e traz:

"O cala-boca já morreu, mas vive em Porto Alegre e toda parte".

Leia e assista.

_Fernando Morais