No interior do Maranhão · 13/08/2014 às 10h50

Justiça condena ex-prefeito de Barreirinhas


Compartilhar Tweet 1



O juiz Artur Gustavo do Nascimento, titular da Comarca de Barreirinhas, publicou uma sentença na qual condena o ex-prefeito do município, Milton Dias Rocha Filho, por improbidade administrativa. Pesava sobre o ex-prefeito a acusação de ter concedido a terceiros, durante o seu mandato, o domínio útil de imóveis do Município de Barreirinhas em data que a lei não mais permitia.

De acordo com o pedido do Ministério Público, os termos de aforamentos em anexo na ação tratam de concessões de domínio útil de imóveis em Barreirinhas, concedidos pelo então prefeito Milton Filho, em data que contraria a lei, e cita que os contratos de enfiteuse foram firmados entre o município e os beneficiários em data posterior no que se refere a constituições dessa espécie de contrato.

No interior do Maranhão · 13/05/2014 às 15h46

MPMA fiscaliza medidas de TAC sobre educação


Compartilhar Tweet 1



A Promotoria de Justiça da Comarca de Barreirinhas recebeu, na última sexta-feira, 9, documentos da Secretaria Municipal de Educação comprovando o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece medidas a serem adotadas para garantir o direito à educação no Município.

O acordo, firmado em 30 de abril, foi proposto pelo MPMA diante da falta de aulas em 20 escolas do ensino fundamental. Além disso, foi questionado o déficit de professores. Por isso, o Município de Barreirinhas se comprometeu a promover, no prazo de 48 horas, a racionalização dos recursos humanos dos professores efetivos e os admitidos mediante processo seletivo para contratação temporária, organizando um quadro emergencial para garantir o retorno das aulas.

No interior do Maranhão · 28/04/2014 às 15h43

Ação conjunta das Polícias prende assaltantes em Barreirinhas


Compartilhar Tweet 1



Uma operação conjunta deflagrada por investigadores lotados na delegacia de Barreirinhas e militares lotados na 7ª Companhia Independente resultou na prisão de cinco pessoas, na última sexta-feira (25), suspeitos de envolvimento em uma tentativa de latrocínio e em vários assaltos naquela cidade.

De acordo com informações do delegado Cristiano Morita, titular de Barreirinhas, por volta das 19h, dois homens pilotando uma motocicleta Titan de cor vermelha praticaram o assalto à farmácia Farbras, localizada no Centro daquele município.


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil investiga um arrombamento no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreirinhas ocorrido, na madrugada de domingo (22). De acordo com informações policiais foram subtraídos a quantia aproximada de 15 mil reais, que segundo os diretores do local, serviria para pagar os agricultores da região.

Conforme informações do delegado titular de Barreirinhas, Cristiano Morita, devido à greve dos bancários o dinheiro não havia sido depositado sendo armazenado em um cofre, localizado na sede do Sindicato. “Já descobrimos que os criminosos entraram pela janela da sede e posteriormente arrombaram o cofre”, contou.


Compartilhar Tweet 1



Na sessão do Tribunal do Júri de Barreirinhas, realizada no último dia 23, Valdemir Ramos da Silva e Carlos André Silva Marcineiro, acusados de assassinar a professora Cleide Ângela Silva Rodrigues, de 28 anos, foram condenados cada um a uma pena de 15 anos de reclusão. Os réus responderam ao processo presos na Delegacia Regional de Rosário.

O caso, que ocorreu no dia 25 de outubro de 2010, causou grande comoção na cidade devido à crueldade do crime. A vítima foi morta após sofrer um golpe de faca no tórax, que se seguiu de asfixia por esganadura. Depois da morte, os acusados ainda praticaram necrofilia com o cadáver e dilaceraram a genitália da vítima a golpes de faca.


Compartilhar Tweet 1



A agricultora Bernarda Meneses Corte, 64 anos, e 10 filhos, chegou cedo ao largo do povoado São José dos Viúvos, zona rural de Barreirinhas, para participar do ato de entrega de Títulos de Terra. A produtora foi um dos 140 trabalhadores rurais contemplados com o Título de Domínio Comunitário, concedido pelo Governo do Maranhão a famílias integrantes da Associação Comunitária Agropecuária de São José dos Viúvos (2.134 hectares) e da Associação dos Moradores do Povoado Jacu II (1.894 hectares), no município de Barreirinhas.

“Era o que eu mais desejava: ter a segurança de que ninguém mais vai chegar aqui dizendo que a terra não é nossa. Agora vou deixar para os meus filhos continuarem plantando nosso feijão”, disse dona Bernarda Menezes.


Compartilhar Tweet 1



O promotor de justiça José Márcio Maia Alves participou nesta quarta-feira (12), em Barreirinhas, do Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa, organizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão. A iniciativa busca promover a capacitação dos vereadores, transmitindo conhecimentos para que possam cumprir o exercício do mandato legislativo dentro da legalidade.

Durante o evento, que reuniu vereadores e prefeitos de 13 municípios que integram a Regional de Barreirinhas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), garantiu que vai se empenhar pela celeridade na apreciação do projeto do Poder Judiciário que cria a 2ª Vara da Comarca.

No interior do Maranhão · 10/06/2013 às 17h06

Polícia investiga homicídio em Barreirinhas


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o homicídio de Osiel da Silva Siqueira, de 24 anos, sábado (8) no município de Barreirinhas. Segundo informações policiais, o crime ocorreu no depósito do Comercial Cearense, localizado no Bairro Cidade Nova.

A vítima, que trabalhava no estabelecimento há cerca de seis meses, foi alvejada por seis disparos de arma de fogo na , que atingiram um na região do tórax e dois no braço.

As investigações apontaram que o crime teria sido cometido pelo filho do dono do estabelecimento, identificado apenas como Joadson, que não foi localizado.

O caso está sendo investigado pelo delegado Cristiano Morita, titular da delegacia de Barreirinhas.

Estão fora de circulação · 03/06/2013 às 16h01

PM prende assaltante e receptadores em Barreirinhas


Compartilhar Tweet 1



Uma ação de militares da 7ª Companhia Independente resultou na prisão, no último fim de semana, de um homem suspeito de cometer diversos roubos a residências na cidade de Barreirinhas. Na ação, as equipes policiais conseguiram identificar ainda dois receptadores e recuperou diversos aparelhos que haviam sido roubados, além de diversos equipamentos sem nota fiscal, o que há polícia acredita também serem produtos de roubo.

Roger Rodrigues Aguiar é apontado como sendo o autor de diversos furtos e roubos a residências naquela cidade. Segundo informações policiais, a última ação criminosa teria ocorrido no último sábado (1) quando ele teria entrado em uma residência no bairro Ladeira, naquele município.

 


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 40 mulheres trocaram o salto alto pelo tênis, botas e equipamentos de proteção, ao participarem da I Trilha do Salto Alto, que foi realizada neste domingo (19), em Barreirinhas, evento promovido pela empresa Danceliz Adventure em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

O evento, direcionado exclusivamente ao público feminino amante do Off Road,contou com a participação de dezenas de mulheres, que participaram nas categorias moto e quadriciclo. Os homens também tiveram participação, mas somente em atividades de apoio.

Revitalização · 20/05/2013 às 14h24

Secid revitalizará o Morro da Ladeira, em Barreirinhas


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano  vai revitalizar o Morro da Ladeira, principal via de acesso da região turística, conhecida como Lençóis Maranhenses. O projeto de contenção do Morro foi apresentado na sexta-feira pelo secretário Adjunto de Desenvolvimento Urbano, Antonio Silvano Neto, em evento promovido, pelo Ministério do Turismo, em Barreirinhas.

O Morro da Ladeira é um dos principais atrativos naturais do município e face ao grande avanço do turismo nacional e internacional no local e, ainda, devido a demanda esperada com a proximidade dos eventos esportivos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas, é imprescindível a melhoria da infraestrutura da cidade e transformá-la em um atrativo de beleza, aliado ao fator sustentabilidade.

Cirurgia de hérnia no MA · 26/03/2013 às 09h50

Mutirão de cirurgias de hérnia é realizado em Barreirinhas


Compartilhar Tweet 1



Termina, neste terça-feira (26), a série de mutirões de cirurgia de hérnia realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em São Luís, Coroatá e Barreirinhas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia. Ao todo, 118 pacientes serão atendidos pelo grupo de cirurgiões que reduziram a fila de espera pelo procedimento em hospitais da rede estadual.

Os cirurgiões do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho e do grupo Operation Hernia, que vieram ao Maranhão participar do Simpósio Internacional de Hérnias da Parede Abdominal, estão em Barreirinhas, onde irão operar 49 pacientes que conviviam com o problema há anos. Na segunda-feira (25), 29 pessoas passaram pelo procedimento cirúrgico.