180graus

Mande o seu também! - 21/05/2011 às 11h20

Artigo de Jânio Holanda: 'Corrupção e Impunidade'

Em todas as sociedades humanas existem pessoas que agem seguindo as leis e normas reconhecidas como legais do ponto de vista constitucional. No entanto, também existem pessoas que não reconhecem e desrespeitam essas leis
e normas para obter benefício pessoal. Essas pessoas são conhecidas sob o nome comum de criminosos.

No crime de corrupção política, os criminosos – ao invés de assassinatos, roubos e furtos - utilizam posições de poder estabelecidas no jogo político normal da sociedade para realizar atos ilegais contra a sociedade como um todo. Hoje, Infelizmente vemos o nosso país infestado dessa podridão desde Iapoque ao Chuí.

As operações sistemáticas realizadas pela Polícia Federal país afora, a cada dia desmascara comprovadamente políticos tradicionais envolvidos em diversas falcatruas. São “lideranças” eternas acobertadas sob o manto da impunidade. Os medalhões variam desde presidentes da república a vereadores – cargo eletivo de menor expressão no sistema político brasileiro.

A própria lei dar margem para o indivíduo cometer tais criminalidades. Recentemente, a Polícia Federal colocou atrás das grades vários peixes graúdos (prefeitos, ex-prefeitos e ex-deputado) da política piauiense. Porém, ninguém passou sequer uma semana na cadeia. Perguntamos: por quê? Simples, porque todos são bandidos conhecidos como “colarinho branco”.

No Piauí, se houvesse investigações rigorosas em órgãos públicos como o DETRAN, Agespisa e algumas secretarias entre outras instituições, haveria uma verdadeira varredura de larápios instalados nesses organismos. Diariamente, os jornais apontam irregularidades, no entanto, as autoridades competentes fecham os olhos.

O enriquecimento de integrantes dos governos petista em nível nacional e local nos mandatos, respectivamente de Lula e Wellington Dias são vistos a olhos nus e alguns estão de mandatos renovados e caminhando livrementes como se o patrimônio multiplicado tivesse sido por causa dos “relevantes serviços prestados” ao estado e a nação.

São crimes de desvio de recursos de convênios, pagamento superfaturado de obras e serviços públicos para empresas privadas com porcentagem garantida; obtenção de ajuda financeira de empresários para a campanha conhecida como caixa dois, enfim todo tipo de roubalheira.

Agora, as informações dão conta de que a Polícia Federal estaria investigando parlamentares estaduais piauienses. Por enquanto, detalhes da operação ainda estão sob sigilo porque o presidente da Assembléia pediu para que nenhum parlamentar se manifestasse sobre o inquérito, que está em segredo de Justiça.

De certo é que existência de investigação da Polícia Federal envolvendo parlamentares da Assembléia Legislativa do Piauí é verdadeira e no momento não se pode entrar em detalhes em função de a ação correr em segredo de Justiça. Tem coisa exalando mau cheiro. Aguardemos os desdobramentos.

*Jânio Pinheiro de Holanda é jornalista

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente Penitenciário | Vem pro Podium
Extensivo de Direito
CFO - MA - Vem pro Podium!
Atualidades PM-PI
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Semana de Revisão PM
Últimas Notícias
13h03 Sabatina de Raquel Dogde no Senado será antes do recesso 13h03 Prefeitura de Pio IX promoveu ação de incentivo ao empreendedorismo local 13h02 Número de empresas com contas atrasadas cresce 3,35% em maio 13h01 Codefat prorroga prazo para sacar o abono salarial de 2015 do PIS/Pasep 13h00 Em Caridade do Piauí consumo de água será limitado 12h54 Distribuição de merenda escolar segue normal na cidade de União 12h50 Luzilândia poderá receber investidores da área de produção leiteira 12h49 Secretária de Educação faz vistorias em escolas da rede municipal de União 12h39 Várias atrações vão movimentar a 35ª Festa do Vaqueiro em Conceição do Canidé 12h39 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 12h38 Kátia Abreu diz o que mais assusta: os políticos ainda soltos 12h31 Racionamento de água afeta municípios do Piauí 12h26 Festa de Aniversário da Lucrécia 12h19 Construsonhos Imobiliária 12h15 Operação Negociata 12h04 19 audiências foram adiadas em fórum de município do Piauí por falta de juiz 12h03 Acusado de praticar crimes na região de Fronteiras do Piauí é preso 12h02 Governo assina decreto para socorrer famílias de Dirceu Arcoverde em estiagem 12h00 Racionamento de água com tempo indeterminado 11h55 Evaldo Gomes busca melhorias para cidade de Luzilândia na saúde 11h53 São João do Arraial se prepara para maior evento junino dos Cocais 11h50 Para socorrer Coronel José Dias Governo decreto medidas contra estiagem 11h49 Será realizado em São Félix do Pi a segunda etapa do Circuito Amador de Vaquejada 11h42 Brasil conta com dez tenistas na chave principal para o torneio de Wimbledon 11h42 Acidente deixa dois homens feridos

Semana de revisão | PM-PI
Agente Penitenciário
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    PC-MA
    Atualidades PM-PI
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional