180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Terno e Cia
MEU BLOG
podium
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
06h12 Prefeitura e 15º Batalhão de Polícia renovam parceria para garantir segurança no trânsito 06h00 Seminário com Divaldo Franco em Fortaleza (CE) 00h50 Bitta Sport realiza a maior competição de futebol amador entre municípios 23h59 Comercial desiste do Piauiense 2017 alegando problemas financeiros e falta de estádio 20h38 Chegou em Simplício Mendes a mais nova casa de frutas e verduras com qualidade e preço baixo 20h27 Em atuação mais modesta, manifestantes voltam a protestar em Teresina 20h12 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 19h12 A dica inusitada da atriz Gwyneth Paltrow para aumentar a libido 18h49 Sarah é convocada para Grand Slam em nova categoria: começar do zero 18h17 Teresina recebe investimentos na distribuição de água na zona Sul 18h12 Correios passam a atuar no segmento de telefonia celular em fevereiro 18h07 Medicamento para tratar Leishmaniose é liberado no Brasil;confira os detalhes 18h03 Caminhoneiros evitam locar veículo para participantes do Corso de THE 18h01 Piocerá deve reunir mais de 500 competidores em edição comemorativa de 30 anos 17h53 Saúde: Entenda a diferença entre zika, dengue e chikungunya 17h43 Sim, pode ser que sua internet seja limitada pelo governo, entenda! 17h43 Dr. Manoel mostra a situação grave em que o município de Cristino Castro Vive 17h37 Seis bilionários do país têm riqueza maior que 100 mi de brasileiros juntos 17h37 Morro Cabeça no Tempo vive crise e prefeito pede ajuda 17h35 Casa Branca se valoriza na era Obama e vale US$ 398 milhões 17h35 Primeira Carna Fest 17h18 Prévia do Bloco Leriados Show 2017 17h06 Parcelas do seguro-desemprego com reajuste já estão disponíveis para saque 17h01 Ministério vai elaborar projeto ou PEC para financiamento da segurança pública 16h55 Elmano Férrer sobre filiação ao PMDB: 'Para nós do Piauí não há problemas'

Hospede-se no Islamar
Terno e Cia
MEU BLOG
Laurice - Projetos

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba