180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicado Por: Lena Mendonca

Últimas Notícias
10h04 No handebol infanto masculino, SESI de Parnaíba joga com CAIC B. B. 10h01 Quem lembra do Ademir do Arari ? Veja o Clipe da Música Chinela Querida 10h01 Seleção inicia planejamento, e auxiliar explica 'casamento' com chefe Dunga 09h55 Eletrobras PI substitui isoladores em 13 municípios da região sul domingo 09h54 Futsal infantil masculino: Colégio Miguel Arcoverde joga com Colégio Freitas Neto 09h54 Em Nazaré do Piuaí, escolha da rainha do vaqueiro abre a Festa do Vaqueiro 09h48 Futsal feminino: Pio IX joga com Benjamin Baptista nos JEPS 09h47 Último dia de JEPS: campeões são conhecidos em todos os esportes 09h44 Forró Cavalo Branco anima os Festejos de São José em Campo Largo do Piaui no Arena Show 09h41 Escola Miguel Arcoverde vence competição de futsal infanto masculino nos JEPS 09h32 Prefeito Reginaldo Betinha prestigia time de Curralinhos nos JEPS 09h25 Colégio Diocesano vence competição no handebol infanto feminino 09h24 Juízes federais do Piauí recebem homenagem do 3º BEC em Picos 09h23 Clube Arena Shows lotado para conferir Mara Pavanelly e Forro Cavalo Branco nos Festejos de S. José 09h20 Bebeto de Freitas acusa sonegação de R$ 95 milhões no Botafogo 09h16 Aécio visita favela e aponta dificuldade de Dilma para fazer campanha na rua 09h13 Prefeito Zé Resende entrega material esportivo a Seleção de Boa Hora 09h13 I Festival de Quadrilhas da turma de Educação Física de Tanque do Piauí no Arena Show 09h10 Procuradoria contesta e candidatura de Paulo Maluf será julgada pelo TRE 09h08 Minotouro defende honra da família em UFC que promete hoje ter 'luta do ano' 09h00 José Genoino pede progressão do semiaberto para prisão domiciliar 08h53 Diabetes e hipertensão são principais causadoras da doença renal crônica 08h53 Cruz Vermelha: R$ 17 milhões em doações foram desviados para ONG no MA 08h53 Hospitais do PI que cumprirem metas receberão 25% a mais de sua receita 08h45 Unesco busca parceria com Uespi para o desenvolvimento de novos projetos
Curso in company
ControlX