180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
16h30 Operação Carnaval da polícia civil de Picos cumpre mandados de prisão 16h24 Wesley Safadão e Thyane Dantas posam em clima de romance em Noronha 16h23 Deputado Zé Santana requer implantação de Centro de Hemodiálise em Uruçuí 16h21 Undime convoca secretários municipais de educação para eleições 16h07 Tradicional bloco de carnaval volta a desfilar após 15 anos 16h06 Prédios antigos tombados pelo IPHAN ameaçam desabar 15h51 Após briga, Zezé e Wanessa Camargo aparecem abraçados em foto de família 15h49 Catinga nos banheiros da rodoviária de Campo Maior espanta os turistas 15h46 Sete 'irmãs' da Terra são descobertas por cientistas 15h41 Câmara Municipal inicia trabalhos no município de Monsenhor Hipólito 15h38 Vereadora é assassinada a tiros em localidade vizinha ao município de Pio IX 15h38 Empresário perde ação que obrigava a revista Conjur a apagar notícias 15h37 Alexandre de Moraes defende pena de até 10 anos para crime hediondo cometido por menor 15h33 Zé Santana solicita Centro de Hemodiálise em Uruçuí 15h29 Câmara cobra informações sobre obra de revitalização do açude em Campo Maior 15h25 Corso do município de Picos terá premiação para os 3 primeiros colocados 15h24 Dnocs Piauí receberá máquina para perfurar poços 15h19 Câmara de Patos realiza sessão de abertura dos trabalhos legislativos 15h18 Em sessão, Deputado Dr. Hélio elogia funcionamento do Hospital de Parnaíba 15h06 Comerciante pai de radialistas é encontrado morto em barreiro 15h01 MP-PI ajuíza uma ação para impedir o fechamento de agências no Piauí 14h59 Festa de carnaval para as crianças do SCFV de Paes Landim 14h28 Alexandre de Moraes deve receber 7,5 mil processos ao tomar posse no STF 14h22 Conselho de contribuintes disponibiliza ferramenta de consulta 14h15 Piauí: Seduc amplia monitoramento da frequência dos alunos no estado

Hospede-se no Islamar
Terno & Cia

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba