180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicado Por: Lena Mendonca

Últimas Notícias
05h11 Ex-BBB e atriz Aline estreia como ring girl no Jungle Fight 74 neste sábado 04h52 Tim lança plano controle que promete WhastApp ilimitado 04h33 Peixe de Procurando Nemo é filmado pela primeira vez no mar 04h16 Realizado a 33ª Sessão de Vereadores 04h12 Mega acumula e prêmio pode chegar a R$ 7,5 milhões; veja as dezenas 03h50 Xuxa fala sobre ida para a Rede Record; confira 03h36 Regina Casé fala sobre acusações da mãe de DG: 'Injustas e cruéis' 03h01 Justin Bieber é o cantor que mais ganhou dinheiro este ano 02h43 Com assistência de Hulk, Zenit vence e elimina o Benfica da Champions 02h20 Ansiedade e vida sedentária andam muito próximas, avisa cardiologista 02h01 Ex de Mariah Carey falha em detector de mentiras e admite sexo com Kim Kardashian 01h59 Semana Nacional da Conciliação encerrou nesta quarta-feira (26/11) 01h35 Jovem é alvejado a tiros de pistola ponto 40, em Parnaíba 01h34 Consumo de álcool foi proíbo no campus da Faculdade de medicina da USP 01h32 Prefeitura reinicia a demolição e retirada dos escombros 01h07 Segundo Banco Central juros sobem e crédito desacelera em outubro 00h44 Diaz revela que não pretende acertar perna que Anderson Silva fraturou 00h42 Comercial pronto para disputar o Piauiense de 2015 00h26 Caio Castro explica cabelo platinado: 'Era para personagem, mas não vou aderir' 00h10 MC Ludmilla nega rivalidade com Anitta e diz que não está rica: 'Mas estou tentando' 00h00 Santo Inácio do PI: CNM divulga valor de R$ 248.272,04 do repasse do FPM 23h50 Chapa da situação vence eleição da mesa diretora da Câmara de Campo Maior 23h48 Nova fornecedora promete apostar alto para tirar Nike do Barcelona 23h36 Alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil e Técnico em Serviço Público de Campinas do PI 23h18 Atriz de ‘Pé na cova’ é asfixiada durante tentativa de assalto
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Você confia nas promoções de Black Friday?

    Total de Votos: 66

    Válida de 26/11/2014 a 03/12/2014

    SERCOMPREV
    ARTE CONSTRUÇÕES

    180graus no Instagramno Instagram

    Galaxy
    MAFRENSE MÁQUINAS