180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicado Por: Lena Mendonca

Últimas Notícias
06h01 Ex-prefeito Santana do PI é condenado pelo Tribunal de Contas a pagar multa 06h00 Centro de Conciliação de Chapadinha será inaugurado nesta terça (2) 05h29 Marina se esquiva de perguntas sobre união civil gay 05h00 Grêmio entrega à polícia imagens que podem ajudar a identificar torcedores 04h37 Xabi Alonso é apresentado no Bayern após estreia e exalta Pep, ex-rival 04h22 Artilheiro do Ano: trio de líderes marca e aumenta a gordura na ponta da lista 03h37 Datamax aponta aprovação de 60% do governo Zé Filho; veja números 03h32 Datamax em todo Piauí: Dilma 59%, Marina Silva 23% e Aécio Neves 10% 03h31 Datamax/Deputado Estadual: 2,21% para Themístocles, 1,8% Hélio Isaias 03h30 Datamax/Deputado Federal: Rejane Dias 4%, Silas Freire e Átila Lira 2% 03h25 DATAMAX NO PI: W.Dias 46%, Zé Filho 31% e Mão Santa 6% 03h23 Datamax no PI para Senador: Wilsão surge com 43 e Elmano Ferrer 29% 02h40 Comércio deve abrir 138,7 mil empregos temporários no fim deste ano 02h34 Marina: país não pode desperdiçar espírito empreendedor dos jovens 02h02 STJ determina que mineradora é responsável por desastre ambiental de 2007 01h33 Advogado deixa caso de jovem que ofendeu Aranha, após 1° reunião 01h31 Vendedor de carne é brutalmente assassinado na zona rural de Parnaíba 01h12 Pai de atriz está muito triste porque filha vai estrelar '50 Tons de Cinza' 00h43 Lancamento do Livro, O namoro que queremos no dia 07 de Setembro 00h36 Alegrir na Potycabana em Teresina 00h29 Visita ao Hospital em Teresina 00h26 Glória Maria diz que não participaria do Dança dos Famosos: 'Não daria certo' 00h18 Caravana para Natal, Paixao pela Juventude 00h12 Ticiane Pinheiro confirma fim de namoro com César Tralli: 'Continuamos amigos' 23h55 Militares que atuam no TJMA participam de curso de defesa pessoal
Mesário Voluntário

Enquete

Com o início de setembro, começa também o período mais quente para os piauienses: o chamado B-R-O-Bró. Com temperaturas castigantes, o que há de pior pra você neste período do ano?

Total de Votos: 109

Válida de 01/09/2014 a 08/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram