180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicado Por: Lena Mendonca

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


10 melhores piores prefeitos
18 Piauienses + Influentes de 2015
BrJus - Vendedor
unimed fev
BrJus - Freelancer
Últimas Notícias
09h27 Clínica Veterinária & PetShop DonDoção. 09h11 Real Papelaria e Shopping do real 09h05 Mais Calçamentos mais Desenvolvimento na cidade de Colônia do Gurgueia 08h42 OAB divulga resultado da segunda fase do Exame de Ordem; veja lista 08h36 Acumulada, Mega pode pagar prêmio de R$ 18 milhões neste sábado 08h33 Em 2020 haverá mais pessoas com celulares do que com luz ou água potável 08h30 Ex-campeão do UFC, Tito Ortiz teria agredido mulher em boate nos EUA 08h28 APOSENTADO MORRE vítima de parada cardíaca no Piauí 08h24 Aprovados no Fies para 2016 já podem contratar o financiamento; saiba como 08h22 Equipe da secretaria de saúde realiza mutirão contra o aedes aegypti na localidade vermelha 08h20 Taxista carioca devolve equipamentos de cinema caros esquecidos em veículo 08h16 Desfile das campeãs de São Paulo teve musa mostrando demais; fotos 08h10 River e EC Flamengo acertam detalhes para estreia na Copa Nordeste de 2016 08h08 Copa Nordeste: Com Maranhense em segundo plano, Chamusca mira estreia do Sampaio 08h03 Operários encontram carcaça de moto roubada dentro de rio no Norte do PI 07h11 OAB-PI quer mudança no regimento do TJ-PI para garantir direito de gestantes 06h30 Pio IX receberá o Seminário Conhecendo a Mediunidade 00h42 Google trabalha em aparelho de VR que não depende de smartphones ou PCs 21h03 Prefeitura irá retomar obra de revitalização do Açude de Campo Maior 20h54 Prefeitura doará terreno para instalação de montadora de tratores em Campo Maior 18h40 TCE-PI fará ele mesmo as auditorias nas obras do IDEPI no ano de 2014 18h33 POLÍCIA alerta para golpes aplicados dentro de shoppings 18h18 Líder do Vem Pra Rua, Adriana Sousa vai deixar o DEM de Antônio José Lira 18h15 Cacau Show abre mais de 6 mil vagas temporárias para a Páscoa 18h08 Envolvidos têm bens indisponíveis pela Justiça por irregularidades no Centro de Convenções

BrJus - Freelancer
BrJus - Vendedor

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    BrJus - Freelancer

    180graus no Instagramno Instagram