180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicado Por: Lena Mendonca

VANGUARDA
INOCOOP
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
08h09 Suspeitos são presos ao realizarem assaltos no Parque Piauí 08h05 Começa nesta segunda o prazo para regularizar o título de eleitor; confira 07h56 Policial é ferido e torcedor acaba preso em jogo disputado por Grêmio e Internacional 07h45 Procurador teme que uso de Porsche por juiz deixe Eike como vítima 07h43 SA Propaganda tenta comer a 'bóia' de Alexandre Melo na conta da PMT 07h38 Médico diz que Andressa Urach está bem após ser operada 07h36 Luan, Cézar e Talita são indicados para o sexto paredão desta edição 07h35 Lurdes Melo faz apelo para advogados devolverem os valores dos precatórios 07h34 Receita recebe a partir de hoje as declarações de Imposto de Renda 07h29 Polícia prende suspeito de assassinar jovem no município de José de Freitas 07h23 Sistema prisional do Estado do Piauí é uma bagunça, diz advogado em evento 07h00 Manhattan Construtora e seu mais novo lançamento “Saint Paul Residence” 06h55 Governo do PI regulariza mais de 600 mil hectares em todo Estado; detalhes 06h31 Declaração de Imposto de Renda 2015 começa segunda e vai até 30 de abril 06h10 Secretário cria grupo de trabalho para voltar obra do Centro de Convenções 06h02 Listão de concursos: Prefeitura de Pau D'arco do PI, IFPI, ELETROBRAS e UFPI 05h45 Menino de 5 anos morre após ser espancado pela própria mãe 05h45 GOLEIRO é detido durante jogo acusado de agredir árbitro 05h23 Protagonizada por Dakota Johnson, paródia sobre Estado Islâmico causa polêmica 05h20 Jovem tomou 30 doses de vodca antes de morrer com coma alcoólico 04h56 Receita começa a receber hoje declarações do Imposto de Renda de 2015 04h05 Corinthians vence o time do Mogi Mirim por 3 a 0 com direito a golaço de Jadson 04h00 Jogando com time misto, São Paulo fica no empate de 0 a 0 com Rio Claro 02h29 Marcos Pasquim comenta personagem gay na novela 'Babilônia': 'Está no armário' 02h20 Poliana Abritta apresenta 'Fantástico' com vestido polêmico, 'preto com azul'
Vanguarda
ABC
VANGUARDA
ISLAMAR

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    De manhã, qual noticiário você prefere assistir?

    Total de Votos: 157

    Válida de 28/02/2015 a 07/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    INOCOOP