180graus

Mande seu artigo também - 27/04/2011 às 13h18

Artigo de Carlos Said: 'Shakespeare e o futebol'

No livro “Apenas Futebol”, o médico ortopedista João Rozas Barrios (paulista de nascimento), autor d´outros compêndios: “Caminhos Mesclados”, “A Praça e a Prosa” e o “Monge, o Santo e a Devoção”, relatou na página 19 que, “de maneira influente, o futebol praticado na Inglaterra diante de tantas proibições, teve que passar por modificações, civilizando-se a partir do século XVII. Sobrevivia, até então, por ser jogado apenas nos pátios das igrejas e, também, em lugares clandestinos para burlar a lei (o futebol era constantemente atacado pelos nobres puritanos)”.

No teatro, a peça de William Shakespeare (Stratford-Up-Avon, 1564-1616), o “Rei Lear” (1605-1606) foi apresentada ao público pela vez primeira em 1605, na casa de espetáculos “O Globo Theatre”. Shakespeare era componente da Companhia de Teatro de Lord Chamberlain que, com ele, atuava nessa melhor casa de apresentações de Londres (afirmam os historiadores daquela época que o proprietário do local era Chamberlain e não o dramaturgo Shakespeare).

No primeiro ato da peça “Rei Lear” existe um diálogo em que o personagem Kent chama um servo de “desprezível jogador de futebol” e, em seguida, lhe dá uma rasteira nos calcanhares. Ainda em outra extraordinária obra teatral: “A Comédia dos Erros” (1592-1593), a mais curta dos valiosos trabalhos de Shakespeare, inspirada no comediógrafo romano Plauto (mestre na arte de fazer rir: Sarsina, Úmbria, 254 a. C.- Roma, Itália, 184 a. C.), girando em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos, encontra-se o interessante diálogo: “- Rolo para vós, que me haveis tomado como uma bola de futebol, passando-me, assim, a um outro; me lançais daqui e ele me atira de lá. Se hei de continuar neste ofício devereis forrar-me de couro”.

O certo é que William Shakespeare inspirou o Rei Jaime I da Inglaterra, que também foi monarca da Escócia coroado Jaime VI, e primeiro soberano dos dois reinos simultaneamente (Edimburgo, Escócia, 1566-Theobalds, Hartfordshire, Escócia, 1625, já batizado Jaime I, da dinastia Stuart, por ser parente mais próximo da família real inglesa).

Jaime I considerou que a proibição para a prática do futebol na Inglaterra e Escócia poderia ser abolida: “O povo e, principalmente, os homens precisam exercitar-se para combater nas guerras contra outros países. A boa prática esportiva convenientemente disciplinada, serve também para atenuar os constantes conflitos entre os puritanos, papistas e anglicanos. E como boa parte da população não está cumprindo o culto aos domingos e dias santos, ficando com horas de ócio facilitando as contendas envolvendo o futebol, farei publicar a Declaração dos Esportes”.

Surgiu, portanto, com a primeira atitude régia de Jaime I, a permissão para que no século XVIII o futebol fosse praticado nas escolas inglesas. Tendo como objetivo principal canalizar, em competições oficiais ou não, que os jovens escolares evitassem as práticas condenáveis e criminosas. Assim, o futebol proporcionou a educação pedagógica aos jovens que frequentavam as escolas públicas, particulares e universidades inglesas.

Entretanto, eram necessárias normas para a prática oficiosa e oficial do futebol. A partir de 26 de outubro de 1863, no “Edifício Freemason´s Tavern” (“Taverna dos Operários Livres”), realizou-se a primeira reunião de estudantes para criação de uma entidade que tomou o nome de “Football Associaton”, a FA. No mesmo local, em 8 de dezembro de 1865, foram determinados os 13 itens que passaram a ser as 13 regras do futebol, publicadas na revista inglesa “Bell´s Life” (“A Vida dos Sinos”), alusão ao alarido ou barulho livre que faziam (diariamente) os freqüentadores da “Freemason´s Tavern”). Decorridos 146 anos ( já no século XXI), sucessivas alterações e transformações técnicas fizeram com que as regras do futebol passassem – das 13 originais para 17.

*Carlos Said é jornalista e professor

Fonte: Jornal Meio Norte

Publicado Por: Lena Mendonca

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WS Construtora - Alto das Palmeiras
Caminho para o Sucesso
LIKE HR
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
11h47 Juíza manda citar empresário contratado por Luis Coelho na Micarana de Paulistana 11h39 CLIO colide em vagão de transporte na linha férrea de THE 11h31 Xuxa 'chama' mulher que ofereceu R$500 por beijo de Junno de quenga 11h31 Marcada audiência na ação para acabar com desperdício dos poços jorrantes 10h37 2 carros colidem em cruzamento de rua, motoristas ficaram feridos 08h53 Mercado: Gabigol entra na mira do Fener, e Neymar descarta United 08h38 Jorginho usa seu drama familiar para motivar o Vasco: 'Não vamos desistir' 08h19 Apresentadores mirins se despedem no ar no SBT: 'Não quero dizer adeus' 08h06 Estudantes do IFPI são selecionados em programa de estudos do Canadá 07h53 Proposta do governo para o orçamento dos estados chega ao Congresso na 2ª 07h35 Encontro do Interlegis em THE discute modernização das câmaras municipais 07h16 Temos que nos livrar dessa praga que é o PT, afirma tucano Geraldo Alckmin 07h13 No clima da eleição, OAB-PI faz a festa do advogado e traz Margareth Menezes 06h51 Presidente Dilma desiste de criar novo imposto nos mesmos moldes da CPMF 06h44 Pré-candidatos avaliam números da pesquisa para presidente da OAB-PI 06h33 Projeto de Lei reajusta as gratificações de policiais militares da reserva do PI 06h11 Sérgio Moro defende que haja delação premiada: 'é traição entre criminosos' 05h56 Alexandre Pato diz que não sabe se vai continuar no São Paulo 05h48 SuperLua ilumina o céu do litoral piauiense 05h35 SP vence a Ponte Preta e entra no G-4 com gol e assistência de Ganso 05h09 Sport quer consolidar de vez a tranquilidade contra o Flamengo 04h53 'Quero seguir no Barça', diz Neymar sobre interesse do Manchester 04h33 Rogério Ceni sente lesão e está fora do confronto contra a Ponte Preta 04h05 Vascaínos lamentam falta de tranquilidade: 'Situação está bem difícil' 03h50 Jorginho cita irmãos viciados como exemplo no Vasco: 'não vamos desistir'
Contrutora Boa vista
Construtora Vanguarda
VANGUARDA BARCELONA
SEU IMOVEL NA DANTAS
BRISA SUL - BOA VISTA
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    Boa Vista
    VILLAGE LESTE - WX
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina

    180graus no Instagramno Instagram

    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    Caminho para o Sucesso