Teresina encoberta pela fumaça -

Duas viaturas para 14 atendimentos por dia: a situação dos Bombeiros neste B-R-O-Bró

Teresina já está encoberta pela fumaça provocada pelas queimadas, comuns neste período do ano, graças à combinação entre as altas temperaturas, ventos fortes, baixa umidade e a irresponsabilidade de muitos.

Ano passado, durante o B-R-O-Bró, os teresinenses tiveram dias sufocantes por conta da fumaça, que piora a sensação de calor. Nesta época as temperaturas ultrapassam os 40ºC. Na zona Rural da cidade, famílias perderam suas casas, propriedades foram destruídas, e quando o fogo se aproximou de bairros e condomínios nobres, uma força tarefa foi finalmente montada pelos órgãos competentes.

Muito planejamento desde então. Agora, na hora do "vamos ver", pouca execução.

A vergonha disto está no fato de que não há estrutura adequada para que o Corpo de Bombeiros dê uma resposta eficiente à população. Tanto que foi preciso pedir um helicóptero emprestado de outro estado.

Além da falta de pessoal, as viaturas estão caindo aos pedaços. Em agosto uma delas por pouco não tombou depois de um dos pneus estourar (por falta de manutenção).

No mês passado, a Associação dos Bombeiros e Policiais Militares do Estado do Piauí informou que somente duas viaturas estavam disponíveis para atender a região metropolitana de Teresina.


Setembro está apenas na metade. Até a retomada do período chuvoso, há muito o que queimar. 

Que o Estado não espere novamente o fogo chegar à porta das elites ou causar uma grande tragédia, para finalmente dotar o Corpo de Bombeiros da estrutura MÍNIMA necessária.

A hora de agir é agora.

- Não é nuvem, é fumaça🔥

 


Nas últimas semanas o Corpo de Bombeiros tem atendido em média 14 ocorrências/dia. A média de chamados para este período, neste ano, ainda não foi contabilizada.

Nesta quinta-feira (14) equipes fazem atendimento em quatro pontos críticos: região da Santa Maria da Codipi, na BR-343 próximo ao Alphaville, no município de Altos e no povoado Cebola, na BR-316.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco