Agressor é temido por vizinhos -

Teresina: cadela espancada após ter nove filhotes é resgatada pela Apipa

Por Apoliana Oliveira

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) resgatou no último sábado (17/09) uma cadela que estava sendo espancada por um homem, que segundo testemunhas, seria o dono do animal.

Paquita foi encontrada com edemas graves na cabeça e no focinho, em um terreno baldio. Ela recentemente deu à luz nove filhotes, que também estão sob cuidados de voluntários da APIPA.

Isabel Moura, uma das coordenadoras da associação, informou que, além das agressões físicas, o animal passava fome e sede. “Assim que nos ligaram, na tarde de sábado, fomos imediatamente socorrer o animal. Encontramos ela por trás da Casa de Custódia. Não sabemos de fato se o agressor é o dono, a pessoa que nos ajudou no local disse que sim, mas ainda nem fomos atrás disto, estamos cuidado da saúde do animal”, explica.

- Fotos: Divulgação/Apipa

Ela conta ainda que o suspeito das agressões é temido pelos moradores. “Percebemos que é uma pessoa perigosa, talvez usuário de drogas, é possível que as pessoas estejam com medo de denunciar”, contou, ao 180.

A voluntária lembra que são comuns os casos em que donos de animais se irritam com a procriação não planejada. “São machistas, com a própria espécie, e também com as outras. Quando os animais procriam eles chamam de vagabundas e tendem a abandoná-los ou maltratá-los”, lamenta.

Paquita está na Clínica Criar. Medicada, e recebendo alimentação adequada, os veterinários agora aguardam reação do organismo do animal. “Agora temos de esperar. Ela recebeu muita pancada na cabeça, situação dela é complicada, e como já passava fome, o organismo está fraco”, diz Isabel.

Os filhotes, ainda muito novos, não estão ainda em condição de adoção, mas precisam de tanta ajuda quanto a mãe. “Quando demos água para os filhotes, eles rapidamente dormiram, exaustos. Estão sendo alimentados com leite específico, já que a mãe não tem leite, acreditamos que por conta das condições de maus-tratos a que era submetida”, comenta Isabel.

A APIPA hoje encontra-se superlotada, e com dificuldades para manter os animais. Neste caso, há necessidade de ajuda para custeio do tratamento e medicação da cadela, e para alimentação dos filhotes, além da nutrição suplementar com vitaminas específicas.

A associação fica na Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (próximo à UNINOVAFAPI). Para maiores informações ou ajuda, os telefones de contato são (86) 99951-0201 / 99924-1818. As doações podem ser feitas através das contas abaixo disponíveis.

Contas Bancárias da APIPA (doações)*

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO SANTANDER
Agência: 4326
Conta Corrente: 13000087-4

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 0855
Operação: 013
Conta Poupança: 83090-0

BANCO DO BRASIL
Agência: 3507-6
Conta Corrente: 57615-8

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco