180graus

Animal precisa de ajuda - 16/02/2017 às 15h40

Potro vigia há dois dias égua que foi atropelada na estrada da Pedra do Sal

O grupo Protetores de Animais de Parnaíba recebeu publicou um apelo quinta-feira (16/02) para socorrer uma égua que foi atropelada na estrada da Pedra do Sal, litoral do Piauí.

O animal não consegue sair do lugar desde o final da tarde da última terça-feira, quando ocorreu o acidente.

A égua está, desde então, recebendo atenção apenas de um potro, que não a deixa um instante sequer.

Nas redes sociais o grupo pede ajuda para encontrar um lugar onde os animais possam ficar.

"Gente, alguém leve água e comida pra eles! Talvez ela esteja com algum osso quebrado!", pede uma internauta.

Na postagem, o grupo diz que vem tentando conseguir toda ajuda possível.

Série de ataques de onça - 13/02/2017 às 09h45

Vários cachorros são mortos no Piauí e moradores já têm suspeita

comserv

Nos últimos meses uma série de ataques de onça contra cachorros e criações animais na zona rural de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias pode comprovar que algum tipo de desequilíbrio ambiental deve ter afetado a vida desse felino. Os pesquisadores acreditam que são casos isolados.

Essa região é considerada uma das áreas mais selvagens do Piauí, com a maior população de onças de toda o Nordeste. Os pesquisadores explicam que conforme as propriedades e as casas se aproximam das áreas selvagens os episódios de conflito entre animais domésticos e animais silvestres tendem a crescer.

O último ataque ocorreu no povoado Serra Vermelha onde num período de 30 dias uma onça-pintada matou dois cachorros. Na comunidade do Garrincho os moradores relatam vários ataques contra cachorros, grande parte dos casos longe das residências. Todos os casos no Garrincho envolvem cachorros de caçadores que estavam em áreas selvagens, e uma das hipóteses para esse desequilíbrio ambiental pode ter sido o extermínio causado pelos caçadores nas populações dos caititus – presas naturais da onça nessa região.

Nas proximidades do Sítio do Mocó, povoado do município de Coronel José Dias também existe a comprovação da morte de três cachorros e quatro porcos domésticos nos últimos meses. É importante destacar que a onça não é a vilã dessa história, ao contrário, ela sempre viveu nessa região selvagem do Piauí.

Agora os pesquisadores querem entender qual o motivo que está levando este felino a atacar os cachorros. Devido a grande área de vida das onças, é possível que seja o mesmo animal, já que cachorros não fazem parte da fauna silvestre e não deveriam compor a lista das presas capturadas por essa espécie.

“Quando uma onça ataca um cachorro é porque está faltando comida na floresta para a onça-pintada. A onça não vai se aproximar da borda de lugares que tem seres humanos, se ela tiver alternativas dentro da floresta”, explica Beatriz Beisiegel, bióloga do CENAP – ICMBIO.

Por que os animais estão sumindo da mata? Este é um problema ambiental grave chamado defaunação. Mas tem um significado dramático. “Defaunação é a ausência de fauna. É quando você entra na floresta, tem ecossistema natural, mas não tem fauna”, explica Mauro Galetti, biólogo da UNESP.

O escritório do ICMBio em São Raimundo Nonato já está em contato com pesquisadores de várias partes do Brasil para entender melhor esses episódios e orientar a população como evitar os ataques. A onça é um bicho muito importante para a natureza pois é a maior predadora de nossa fauna. Ter onças em seu território deve ser motivo de orgulho para os piauienses e a prova de que nessa região a natureza ainda apresenta seu vigor selvagem.

Fonte: Com informações do Sãoraimundo.com

Animal em extinção - 08/02/2017 às 17h40

Turista faz selfie com tubarão em extinção e é mordida pelo animal; veja o video

comserv

Fernando de Noronha é conhecida em todo o mundo por ser uma região com vasta variedade de vida marinha. Às vezes os animais chegam bem perto dos turistas, o que lhes proporcionam belas fotos.

Um casal paraibano não satisfeito com a proximidade acabou tirando uma espécie de tubarão da água para fotografá-lo, o animal a morde e em seguida ela o joga na água. A ação foi gravada pelo próprio namorado da mulher e publicada em rede social. A partir da posse do vídeo pelas autoridades responsáveis pela segurança do meio ambiente, foi possível chegar até o casal e puni-los com multa de R$ 20 mil por crime ambiental.

Nas imagens, a mulher aparece tirando um tubarão-limão (espécie ameaçada de extinção) do mar. Mesmo com o animal se debatendo, ela não desistiu e tentou fazer uma foto com ele.

O vídeo tem gerado grande revolta entre banhistas e internautas.

Veja o vídeo:

A mãe do animal era saudável - 07/02/2017 às 17h44

Ovelha nasce deformada em município do Piauí e intriga moradores

comserv

Segundo matéria exibida no site Campo Maior em Foco, o nascimento de uma ovelha, na manhã desta terça (07/02), assustou moradores do Bairro Paulo IV, em Campo Maior. A ovelha nasceu deformada e com aparência que lembra animais de outras espécies - as patas parecem a de um porco, enquanto as orelhas remetem a um cachorro.

A proprietária do animal, Gonçala Brito, disse que o animal já nasceu morto e causou espanto. “Nasceu morto. Nós nos assustamos. Nossa reação foi joga-lo fora até porque ele já estava morto”, disse. Gonçala revela que a mãe do animal era saudável e não havia apresentado problemas durante a gestação.

A veterinária Jaqueline Morais viu a imagem do animal e explicou ao Em Foco que o a ovelha nasceu com o que parecem edemas. “Parece hidropisias de membranas fetais (formação de edemas embaixo da pele ou entre os pulmões ocasionados por problemas no coração do feto). Não é comum, mas acontece”, comenta.

Jaqueline diz que o problema pode ter várias causas, entre uma alteração genética no momento da fertilização e o parentesco entro pai e mãe do animal.

“Trata-se de uma patologia da gestação ligada provavelmente a uma alteração genética, mas não se descarta a possibilidade de consanguinidade”, afirma. “É genético e forma uma alteração teratogênica. Forma os monstros. A alteração acontece no momento da fertilização”, conclui a veterinária Jaqueline Morais.

Fonte: Campo Maior em Foco

Na cidade de Buenos Aires - 31/01/2017 às 10h26

Motorista de ônibus 'dá carona' para cães assustados durante temporal

Durante um temporal que caiu na capital argentina Buenos Aires, na última terça-feira (24/01), dois cachorros ganharam abrigo graças à solidariedade de um motorista de ônibus.

Assustados, os bichos subiram no coletivo, e um deles chegou a se acomodar próximo às pernas do motorista, que permitiu a presença dos animais durante o trajeto.

O gesto foi registrado por passageiros, que postaram fotos na internet.

Segundo o site Uol, não há relato sobre o destino dos cachorros, mas postagens nas redes sociais tentam encontrar um dono para os bichos.

- Fotos: Reprodução/Facebookcachorros1.jpg

cachorros.png

Carregando, por favor aguarde...
podium
Últimas Notícias
01h15 A Loga da ENGIPEC de Simplício Mendes esta com grandes promoções em tintas 00h07 Zé Pereira de São Pedro do Piauí leva centenas de folões as ruas da cidade 21h47 Flamengo vence o Piauí pelo placar de 3 a 0 e assume a ponta da tabela 21h11 Mengão vence o Piauí e assume a liderança do Piauiense 17h31 Homem é morto a facadas após desentendimento em bar 17h16 Proibição de cobrança de bagagens ainda depende de votação na Câmara 17h10 Teste seletivo para estagiários do TJ-PI ocorre com tranquilidade em 5 cidades 17h10 Pinturas rupestres seriam registros de megafauna, defende pesquisador 17h01 SAMU registrou 54 atendimentos durante o Corso na Raul Lopes 16h28 Ex-líder do PT diz que sigla precisa admitir corrupção e pedir desculpas 16h16 Ministério Público do Piauí vai abrir investigação contra Andressa Leão 16h08 Conferência nos EUA terá palestras de Dilma e Moro no mesmo dia 16h03 Cápsula Dragon, da SpaceX, é lançada rumo à estação espacial 15h54 Em Codó-MA, ônibus que seguia de Teresina para o MT incendeia; vídeo 15h38 Gabarito da seleção de estagiários do TJ-PI deve sair já nesta segunda, 20/02 13h28 Em 2018, ex-governador acredita no desgaste do PT a favor da oposição 12h56 Assista: Dragon Ball Z ganha curta-metragem sombrio no Youtube 12h40 Série: The Walking Dead terá novo horário de exibição na Fox 12h35 Filme do anime Gantz tem a sua estreia na Netflix neste sábado (18) 11h36 "O Corso de Teresina segue se reinventando", diz Iracema Portella 11h17 Corso 2017 contou com 357 agentes na limpeza da Avenida 11h07 Eleição da lista tríplice para defensor público geral será nesta segunda 10h56 Hugh Jackman bebe 'pingado' em São Paulo e se arrisca no português 10h54 Ciro não desiste da Sesapi e está determinado a garantir respeito ao PP 10h38 Globo vai 'ressuscitar' vilã Nazaré e terá trindade do mal em nova novela