Polegares ficam sobrecarregado · 18/09/2012 às 17h52

HC alerta: Smartphones podem causar inflamações nos dedos

'Textingtendinitis' é o nome dado para lesões nos polegares, que ficam sobrecarregados


Compartilhar Tweet 1



O Instituto de Ortopedia de Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo faz um alerta para problemas nas mãos desenvolvidos pelo uso frequente de smartphones.

Responder emails, enviar mensagens e navegar pela web nunca foi tão prático, graças ao acesso da internet móvel. Contudo, essa comunicação sempre à mão sobrecarrega os polegares, dedos usados para navegar pela tela e segurar o celular.

O ortopedista Mateus Saito explica que o dedo está sendo usado em um ritmo maior do que foi feito para suportar. O resultado disso é uma “textingtendinitis”.

No Canadá, 140 estudantes universitários participaram de um estudo sobre o tema e 84% deles alegaram alguma dor, sendo a no polegar a mais frequente. Quando comparado com usuários de celular sem internet, o risco de problemas no polegar é de 2,21 vezes maior. O ortopedista acrescenta:

— Para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama. A articulação da base do polegar também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular deste dedo.

Estas inflamações causadas pelo uso dos smarthphones tendem a melhorar com o uso de bolsa de gelo e analgésicos. Mateus Saito recomenda também evitar longos períodos digitando e fazer alongamentos periódicos.

Veja outras dicas do especialista:

- Uso consciente dos teclados dos celulares: veja se é necessária a comunicação imediata por mensagem. O uso de teclado e computador é sempre melhor
- Evite digitar com a mesma mão que segura o celular, ou apoie o celular
- Ative o sistema que “adivinha”o que você vai escrever
- Em caso de necessidade do uso excessivo destes aparelhos, procurar profissionais que orientem nos exercícios que fortaleçam as mãos.

Fonte: Com Informações Do R7