As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência do Campo e da Floresta estará nos município de Acauã de 31 de maio a 2 de junho.

Ônibus adaptados fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro. Neles são oferecidos serviços de assistência jurídica, psicológica e social.

“Faremos a capacitação da rede de atendimento às mulheres para que possamos firmar parcerias em ações de combate à violência, bem como de serviços que devem ser oferecidos às vítimas. E os questionários nos darão uma visão a respeito dos tipos de agressões que mais ocorrem em cada uma das cidades para que atuemos no enfrentamento dessas”, destacou Josefa Lima.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Piaui Hoje
Com show de Márcia Fellipe · 18/05/2017 - 16h14

Divulgado programação oficial da XV Festa do Vaqueiro em Acauã


Compartilhar Tweet 1



Diculgado na tarde desta quarta-feira (17/05) a programação completa da XV Festa do Vaqueiro. O evento será realizado nos dias 30 de Junho e 01 de Julho e contará com diversas atividades e shows musicais.

Na sexta-feira (30/06), a partir das 9h será realizado o Programa Forró Na Feira. As 18h a programação segue com apresentações culturais e shows com artistas locais e as 22h muita música e animação com a Banda Nova Geração, Danilo Pernambucano e Erismar do Acordeon.

No sábado (01/07) encerrando com chave de ouro, a partir das 22h shows musicais com Marcelo Batista, Márcia Fellipe e Cidinho do Acordeon.


Fonte: Com informações do Portal Valle do Itaim

Compartilhar Tweet 1



Foi enterrado na tarde da última sexta-feira (12/05) no Cemitério do Posto Fiscal de Pipocas, município de Acauã-PI, após ter sido velado na cidade de Picos e Paulistana, o Cabo da Polícia Militar Daniel Marcos Ferreira da Silva, 48 anos, morto a tiros por um homem na manhã da última quinta-feira (11/05) dentro do Grupamento da PM da cidade de Paquetá do Piauí.

O sepultamento, que foi marcado pela serenidade e emoção, teve honras militares com salva de tiros. No cemitério, o comandante do 20º BPM, Major Felipe, segurando na alça do caixão, se encarregou de conduzi-lo juntamente com outros policiais até o tumulo.

Esteve presente no sepultamento, o Sec. de Segurança, Capitão Fábio Abreu, o coronel Carlos Augusto, comandante Geral da PM e outras autoridades militares.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do FN Notícias

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

É um descaso a falta de iluminação em ruas do município de Acauã – PI. Em quanto muitas ruas estão na escuridão, o domicílio do Prefeito, tem lâmpadas de sobra. Será que as pessoas vão ter que pagar por um serviço que não existe, logo os moradores vão receber a cobrança da COSIP que a agora é Lei sancionada pelo Prefeito Molão.

Já na Prefeitura, o local é bem iluminado são 5 lâmpadas em apenas dois lados.

Enquanto os moradores estão nas escuras na Prefeitura a iluminação sobra. Será que o Prefeito Molão, acha que só a Prefeitura precisa estar bem iluminada?

No dia, 03/04, quinze dias atrás o Prefeito sancionou a lei de iluminação pública, chamada de COSIP que vai varia de 8% a 20% do valor da conta de energia. Esse valor será acrescentado na conta a tornando bem mais cara.


Fonte: Blog Do Evangelista

Compartilhar Tweet 1



O senhor José Maciel Filho, popularmente conhecido como “Preá”, de 65 anos, morreu após sofrer um grave acidente no fim da tarde desta terça-feira (21/03) nas proximidades da entrada para a localidade Mandacaru, município de Acauã-PI.

Segundo informações repassadas por populares, marido e mulher trafegavam em uma moto pela BR-407 quando colidiram com um veículo gol cor prata. “Preá” deu entrada no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira em Paulistana-PI já sem vida. Sua esposa, Edna, foi levada e, na sequência, transferida para a cidade de Teresina-PI.

“Preá” era muito conhecido na região por trabalhar com propagandas numa moto equipada com som. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal estiveram no local para realizar os procedimentos de praxe.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Paulistanawebtv

Compartilhar Tweet 1




José Maciel Filho, conhecido como "preá" de 65 anos, morreu no final da tarde dessa terça-feira (21/03), após colidir sua moto contra um carro na BR 407, próximo ao município de Acauã. Ele estava com sua esposa na garupa da moto, indo em direção da casa do sogro.

Segundo informações da família, a mulher ficou gravemente ferida, ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Paulistana, mas será transferida para Teresina.


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (13/03), a TV Cidade Verde em parceria com o Sebrae realizaram a abertura do Congresso das Cidades. Prefeitos, prefeitas e gestores municipais de várias cidades marcaram presença. Serão três dias para unir lideranças e pensar nos desafios que estão por vir. O evento acontece na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), e segue até quarta-feira (15).

O evento é promovido pelo Governo do Piauí, TV Cidade Verde e SEBRAE, com o apoio da APPM, TCE, CAU, IBGE, FIEPI e SESI, com patrocínio da FUNASA, CAIXA e Governo Federal.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de Acauã, Molão, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

Equipe de municípios - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na Associação Piauiense de Municípios (APPM), que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Acauã, Molão, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)

Selo Unicef · 19/12/2016 - 16h30

Município de Acauã recebe o Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



O município de Acauã recebeu na manhã desta segunda-feira (19/12), o Selo Unicef. A solenidade de entrega aconteceu, às 9h, no Auditório da Justiça Federal. O prefeito Molão estava presente no evento, entre outros convidados. Acauã é um dos 40 municípios, dos 240 do Piauí premiado. A premiação é para os que desenvolveram trabalhos eficientes durante a gestão municipal nas áreas em defesa da criança e do adolescente.

Maycon Carlos e Altivo Neto direto do local.

Reunião do PSD · 05/12/2016 - 15h43 | Última atualização em 06/12/2016 - 11h24

Prefeito Molão participou de reunião de prefeitos do PSD com Gilberto Kassab


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (05/12), o prefeito reeleito de Acauã, Molão, esteve participando do encontro de prefeitos com o presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, no hotel Gran Arrey. O presidente estadual do PSD, deputado federal Júlio César, está comandando a reunião.

O evento seguiu até as 13h. O governador Wellington Dias e o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, marcaram presença na abertura.

Também estavam presentes: Trinchão, presidente do PSD Maranhão, o vice-prefeito eleito de Teresina, Luís Júnior, o deputado Alexandre Almeida (Maranhão) e os deputados estaduais Georgiano Neto, Antônio Felix e Edson Ferreira.

Isabel Ribeiro, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto do local


Compartilhar Tweet 1



A prefeito reeleito de Acauã, Molão, participou da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM. Estavam presentes o governador Wellington Dias, Rejane Dias, a vice governadora Margareth Coelho, Ciro Nogueira e sua esposa Iracema Portela e vários deputados e autoridades estaduais.

Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de Municípios – direto da APPM
Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto da APPM

Congresso de jovens · 17/11/2016 - 11h55

CONGRESSO DE JOVENS UMADEMP 2016


Compartilhar Tweet 1



Os jovens da Ass. de Deus Madureira estão em contagem regressiva para o 2º Congresso de Jovens com o tema “Jovens Segundo o Coração de Deus”, que acontecerá nos dias 09 e 10 do 12 no clube em Acauã-PI.

O congresso contará com a presença da banda Dynamus (Picos-PI), Cantora Monaíza Carvalho (Petrolina-PE), Dupla Paulo Henrique e Arthur (Jacobina-PI), e com os Preletores, Pastor Gilson Generoso de Niquelândia-GO e Pr. Gilvan de Picos-PI.

As inscrições para Hospedagem, Alimentação e Camiseta Oficial,
serão feitas no dia do congresso ou antecipadamente na Igreja Assembleia de Deus Madureira (Conceição do Canindé, Jacobina, Queimada Nova, Paulistana e Acauã), no valor de 30,00 reais.

Mais informações, ligue:
(89) 99402-8380 (Coordenador - Jorge Luiz)
(89) 99431-8756 (Coordenador - Pr. Anderson)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Acauã, Molão, juntamente com o piauense e prefeito de Dormertes (PE), Geomarco Sousa, estiveram em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerra dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos podem manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, podem ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.


Fonte: Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília
Resultado das eleições · 04/10/2016 - 08h34

Molão é reeleito prefeito de Acauã com 51,52% dos votos


Compartilhar Tweet 1



Molão foi reeleito prefeito de Acauã com 51,52% dos votos contra 48,48% do seu concorrente, Gustão.


Compartilhar Tweet 1



Até às 09h12, do dia 17 de agosto de 2016, 204 municípios do Piauí já contavam com pedidos de registro de candidaturas no site do TSE, na página de divulgação de candidaturas e contas eleitorais. Na cidade de Acauã, o atual prefeito Molão (PSD) já pediu registro pela coligação ‘Trabalhando com o povo e para o povo’ formada por PSD, PR, PT, SD e PV.

A situação da candidatura é aguardando julgamento. Sua ocupação é prefeito, seu total em bens é no valor de R$ 31.500,00. Seu vice é Junim de Gabriel (PR), sua ocupação é agricultor e seu total em bens soma R$ 80 mil.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TSE-PI

Compartilhar Tweet 1



Até às 9h38, do dia 09 de agosto de 2016, 26 municípios do Piauí já contavam com pedidos de registro de candidaturas no site do TSE, na página de divulgação de candidaturas e contas eleitorais. Na cidade de Acauã, Gustão (PTB) já pediu registro pela coligação ‘Avança Acauã com a Força do Povo’. A situação da candidatura é aguardando julgamento. Sua ocupação é agricultor, seu total em bens é no valor de R$ 22.650,00. Seu vice é Bastim (PTB), sua ocupação é vereador e seu total em bens soma R$ 5.657,00.

Nove vereadores da mesma coligação também pediram registro: Ana (PSB), Aristeu (PTB), Batista (PTB), Chaguinha (PRTB), Josenilda (PTB), Osmar (PTB), Zacarias (Valdecino) (PTB), Zacarias (PTB) e Zefinha (PTB).

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TSE-PI

Compartilhar Tweet 1



Os estudantes do ensino médio da U. E. Antonio Rodrigues Filho, da cidade de Acauã, participaram de uma experiência inovadora. Trata-se do Projeto Conhecendo o Piauí, uma iniciativa realizada de forma integrada pelos professores Cláudio, Ernantina e Carla Ediane, das disciplinas de educação física, geografia e biologia. O intuito é ampliar o conhecimento dos alunos a cerca das belezas naturais do Piauí.

No fim do mês de junho, alunos e professores visitaram o museu do homem americano e o Parque Nacional da Serra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato. Segundo a gerente da 17ª GRE, Luzimary Santana, a iniciativa foi positiva e despertou nos estudantes o interesse para conhecer o próprio Estado.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom Seduc-pi

Compartilhar Tweet 1



O empresário do ramo de provedor de internet, Cristino Sousa, proprietário da Max Speed, com atuação em diversas cidades da região faleceu no fim da tarde desta quinta-feira, 28, após sofrer um acidente de trabalho. O fato aconteceu por volta das 17h, numa comunidade chamada Angical de Cima, zona rural do município de Acauã.

Segundo informações, Cristino e outros funcionários da empresa trabalhavam na montagem de uma torre. O empresário estava no topo da torre, de cerca de 27 metros de altura, quando a estrutura apresentou problemas e declinou. Cristino ainda teria se segurado na torre, mas acabou desabando.

clique aqui para ver a matéria

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Fm news
Buracos nas estradas · 04/02/2016 - 14h39

Descaso nas estradas


Compartilhar Tweet 1



O período chuvoso trouxe muitas bênçãos no interior de Acauã mais com as chuvas também veio as "buraqueiras" nas estradas várias estradas interditadas outras com areia nos riachos alguns comércios estão quase sem alimentos..

Esperamos que em breve o prefeito tome as devidas providências..

Obs: To sem notebook esses dias e não consegui colocar fotos pelo celular..


Compartilhar Tweet 1



O prazo para os municípios piauienses pleitearem adesão ao convênio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para elaboração dos planos municipais de saneamento básico, foi prorrogado até o dia 5 de fevereiro. Até o momento mais de 120 municípios pleitearam adesão. Somente 100, que atenderem aos critérios exigidos, serão contempladas a receberem os recursos

Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui para ler a matéria completa

(Redação Teresina)

Prazo até 29 de janeiro · 27/01/2016 - 20h20 | Última atualização em 01/02/2016 - 14h53

Prefeituras do Piauí podem perder recurso por não aderir a convênio da Funasa


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa


Compartilhar Tweet 1



O Instituto BrVox com patrocínio do Maior Portal do Piauí, o 180, ranqueará os prefeitos a partir da votação dos vereadores em que avaliarão 15 áreas da gestão municipal.

A partir do ranking pode-se fazer uma avaliação de todo um período de trabalho, verificando as falhas e acertos para, assim, melhorar os dias que virão.

Em um projeto inédito, o BrVox está fazendo um levantamento, para escolher os 10 Melhores e os 10 Piores Prefeitos do Piauí.

O processo se dará pela votação dos vereadores, que farão uma avaliação atuação da prefeitura na gestão 2013/2016. Os vereadores darão nota de zero a dez para o prefeito de seu município nessas áreas, sendo que cada uma delas terá um peso específico para compor a nota final.

Clique aqui e veja as áreas que serão avaliadas

(Redação Teresina)